icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paralisação deixa 62 mil sem aulas

Greve nas Universidades continuam por tempo indeterminado; docentes realizam assembleia nesta sexta-feira (3) na reitoria da UFPB.

Publicado em 03/08/2012 às 6:00


A greve dos docentes da UFPB começou no dia 17 de maio e deixou 62 mil estudantes sem aulas. Segundo o professor do Departamento de Serviço Social e integrante do Comando de Greve da universidade, Marcelo Sitcovscay, a manifestação não tem previsão para ser encerrada.

“Ontem (quarta-feira), o governo decidiu encerrar a negociação e nossa posição é mantermos a greve. Teremos uma assembleia amanhã (hoje), às 9h na Reitoria da UFPB para analisarmos a situação. Por conta da greve, todos os prazos que dizem respeito à UFPB terão que ser revistos. Estamos na defesa da qualidade da universidade, mesmo que ocorram contratempos atualmente, haverá benefício a longo prazo”, observou.

Os docentes estão reivindicando uma estruturação do plano de cargos, carreira e salários e recomposição das perdas salariais.

De acordo com a Associação de Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Aduf/PB), cerca de 2.300 docentes aderiram à greve. O movimento dos professores interrompeu as aulas dos cursos de graduação, pós-graduação e a continuidade dos projetos de extensão e pesquisas.

INSCRIÇÕES NO PSS
No ano passado, mais de 42,5 mil pessoas se inscreveram no PSS-2012 para concorrer às 4.420 vagas oferecidas pela UFPB. Do total de inscritos, 10.779 foram eliminados na primeira fase do processo. Com isso, as provas da segunda etapa foram aplicadas apenas a 31.663 pessoas.

Este ano, a previsão é que a quantidade de candidatos aumente, já que houve uma ampliação também no número de vagas. Segundo a Coperve, a UFPB vai selecionar 5.130 estudantes através do PSS 2013. Destes, 1.766 serão escolhidos através de sistemas de cotas.

Serão 913 vagas para os alunos que se declarem negros ou pardos, 124 para indígenas, 118 para portadores de deficiências e 611 para egressos da escola pública. As demais 3.319 vagas serão disputadas por pessoas que não fazem parte dos critérios adotados pelos sistemas de cotas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp