icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prefeitura de Patos estima que quase 200 estejam desabrigados

Segundo Nabor Wanderley, bombeiros e defesa civil resgatam pessoas ilhadas em telhados para serem relocadas em estádios e escolas. Maranhão está a caminho.

Publicado em 14/04/2009 às 10:30

Karoline Zilah

A Prefeitura de Patos ainda não tem o número exato, mas estima que cerca de 200 pessoas estejam desabrigadas depois do temporal que atingiu a cidade. O prefeito Nabor Wanderley (PMDB) confirmou a visita do governador José Maranhão (PMDB) ao Sertão do Estado e declarou que a prioridade, no momento, é resgatar as famílias que estão ilhadas em locais de risco. (Veja no vídeo imagens das ruas da cidade).

“Ainda não temos uma dimensão dos estragos causados, mas temos equipes nos dez bairros que sofreram alagamentos e procuramos retirar famílias e alguns de seus pertences, como móveis, para relocá-los para creches e escolas. O bairro do Morro sofreu o maior dano. Lá algumas casas ficaram totalmente encobertas pela água”, explicou Nabor Wanderley, ressaltando que a prefeitura está montando estruturas com colchões, lençóis, alimentos e equipes médicas para acompanhar os desabrigados.

O chefe de gabinete Pedro Leitão informou que as famílias também estão sendo instaladas nos ginásios Rivaldão e Caique. De acordo com o corpo de bombeiros, até o momento ninguém morreu e ainda não há desaparecidos, mas muita gente perdeu todos os bens que tinha.

"A situação está parcialmente controlada. As águas estão baixando e os bombeiros estão com botes fazendo o resgate de pessoas que estão aguardando salvamento em cima dos telhados das casas”, relatou o soldado Idelvandro. A chuva teve início por volta das 17h e só cessou às 2h.

A defesa civil do Estado informou que está concentrando a maior parte das equipes em Patos, especialmente nos bairros do Morro, Vila Cavalcanti, Novo Horizonte e Noé Trajano. O Exército também está trabalhando na cidade para fazer a transferência das famílias. Outra situação preocupante é o açude Jatobá, um dos cartões postais da cidade, que transbordou devido à intensidade da chuva.

A Polícia Militar, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e o Corpo de Bombeiros se mobilizaram para bloquear o trânsito na ponte do açude e conter uma fissura que foi aberta com a força da correnteza das águas. Durante a noite, a barragem dona Elvina transbordou e cobriu a pista da BR-230, provocando um acidente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp