icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Rede estadual oferece bolsas

Programa oferece bolsas aos estudantes de pedagogia e licenciaturas da UEPB que atuarem na rede estadual de ensino.

Publicado em 22/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:36

Estudantes dos cursos da área de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) poderão atuar na rede estadual de ensino através do Programa de Melhoria da Educação do Ensino Básico (Promeb), do Governo da Paraíba. Serão oferecidas mais 2,1 mil bolsas no valor de R$ 400 para alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da instituição. Com a adesão da UEPB, o Promeb vai ampliar a oferta de bolsas, totalizando 2,5 mil vagas no Estado.

A proposta de parceria foi apresentada pela Secretária Estadual de Educação, Márcia Lucena, durante uma reunião com o reitor da UEPB, Rangel Júnior, e o vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões. O encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 2, em Campina Grande. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já participa do programa desde agosto de 2013, com 400 bolsistas.

A estimativa da UEPB é formalizar o convênio com o Promeb até março deste ano. “Essa parceria vai reforçar ainda mais algo que é fundamental para nós que é a melhoria da escola básica no estado. Acredito que em até 50 dias, tenhamos tudo já bem definido sobre os critérios e todas as questões que vão nortear esse projeto que haverá de beneficiar muito os estudantes da universidade em termos de experiência e de contribuição com o ensino público”, explicou Rangel Júnior.

Com a adesão da UEPB, a meta é interiorizar as ações do programa. “A nossa atuação partirá a princípio das cidades onde temos base, onde temos campus da universidade, mas poderá atingir as várias cidades no entorno que sejam polarizadas por aquele campus, desde que o interesse maior seja assegurar a participação do estudante numa escola localizada de preferência na cidade onde ele estuda ou onde ele mora”, informou o reitor da UEPB.

Atualmente, oito cidades do Estado possuem campus da UEPB: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Lagoa Seca e Araruna. De acordo com a secretária Márcia Lucena, ao participar do Promed, a UEPB vai estar auxiliando o Estado a promover melhoras significativas na educação pública, a partir do envolvimento pedagógico de alunos e professores das licenciaturas da UEPB com o sistema de ensino básico da rede estadual.

UFCG

A oferta de bolsas também foi oferecida à UFCG, que ainda não definiu se vai aderir ou não ao Promeb. A expectativa é de que a UFCG anuncie a decisão até o final de fevereiro.

ENSINO TÉCNICO

A Secretaria de Educação também propôs uma parceria com a UEPB e a UFCG para a ampliação da oferta de cursos técnicos na Paraíba. A proposta é criar um modelo de gestão compartilhada nas novas escolas técnicas que estão sendo instaladas nas cidades de Mamanguape, Cuité, Bayeux, São Bento, Cajazeiras e João Pessoa.

A proposta será levada para avaliação dos conselhos universitários da UEPB, que irão analisar a viabilidade da Universidade participar da gestão compartilhada, em virtude das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp