icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Romaria da Penha terá percurso alterado na área do Trevo das Mangabeiras

Mudança ocorre porque os trios elétricos não conseguem fazer a volta pelo Trevo das Mangabeiras. Caminhada acontece no próximo dia 28.

Publicado em 16/11/2015 às 13:50

A tradicional Romaria da Penha 2015, que acontece no próximo dia 28, em João Pessoa sofreu uma pequena mudança de percurso. A Arquidiocese da Paraíba informou nesta segunda-feira (16) que a modificação se dará na área do Trevo das Mangabeiras. A caminhada começa em frente à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e termina no Santuário da Penha.

Quando chegar aos Bancários, os romeiros vão passar pela principal do bairro, mas logo após o Centro de Controle de Zoonoses, os trios elétricos, carros de som, e o andor vão dobrar à direita na Rua Paulino dos Santos Coelho (na lateral do Centro de Zoonoses). Mais à frente vão dobrar à esquerda, passando pela Rua Celso de Paiva Leite (atrás da Cehap) e no fim dobram à esquerda, entrando na Avenida Hilton Souto Maior, seguindo pela contramão, o tráfego vai estar interditado para os carros por causa da Romaria, na sequência os fiéis passam por baixo do viaduto, e continuam normalmente, pelo percurso antigo, até o Santuário da Penha. (Veja o mapa abaixo)

O motivo da mudança, segundo a Arquidiocese, é a impossibilidade de os trios elétricos darem a volta pelo Trevo das Mangabeiras. O acesso à Avenida Hilton Souto Maior não vai ser feito por trás da Secretaria de Segurança Pública também pela impossibilidade de trajeto pelos trios elétricos.

O novo trecho da Romaria está asfaltado e preparado para a passagem dos trios. Mas, como são ruas estreitas, fica a sugestão para os romeiros à pé optarem pelo outro lado: atrás da Secretaria de Segurança Pública.

Este ano, o evento católico está completando 252 anos e a expectativa da organização é de reunir cerca de 400 mil pessoas nos 14 quilômetros de caminhada

Patrimônio Cultural Imaterial

A Romaria de Nossa Senhora da Penha foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de João Pessoa no ano de 2013. A ideia foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo. Com o reconhecimento, o poder público se compromete a proteger a manifestação religiosa.

O evento acontece anualmente no quinto final de semana antes do Natal, que para os católicos é a data em que se encerra o ano litúrgico. Os fiéis saem da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, e fazem um trajeto de 14 quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde é celebrada uma missa.

A devoção a Nossa Senhora da Penha começou em 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez um apelo à mãe de Jesus. Ele, junto com a tripulação de sua embarcação, enfrentava uma grande tormenta no litoral paraibano, pediu para aportar com segurança. A graça foi alcançada e, em retribuição, ele ergueu uma capela onde desembarcou, a então Praia de Aratú, que depois viria a ser chamada de Praia da Penha.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp