icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Semob monitora trânsito com radar móvel na capital

Condutores que não respeitarem os limites de velocidade serão multados.

Publicado em 09/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52

A partir da segunda quinzena deste mês, os veículos que ultrapassarem o limite de velocidade nas ruas e avenidas que concentram grande fluxo em João Pessoa serão multados por agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob). O monitoramento dos condutores e identificação dos trechos com risco de acidentes estão sendo realizados por meio do sistema de radar móvel desde a última segunda-feira, em caráter educativo.

O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, informou que o sistema de fiscalização funciona de maneira itinerante.

Segundo ele, o equipamento já foi utilizado nas avenidas Hilton Souto Maior, que segue do José Américo até a praia da Penha, e Targino da Silva, nos Bancários, e revelou que a maior parte dos veículos que trafegam nesses locais não estão obedecendo o limite de velocidade permitida.

“O limite de velocidade vai de acordo com o tipo da via e suas características e o Código Nacional de Trânsito estabelece essas velocidades. O radar já passou por essas duas vias e foram identificadas infrações. Mas nesse primeiro momento não tivemos multas e estamos trabalhando unicamente para ações educativas. As fiscalizações efetivas serão feitas a partir da segunda quinzena de novembro, mas ainda sem data definida”, esclareceu Roberto Pinto.

O equipamento de radar foi cedido à Semob pela 14ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na Paraíba e está sendo utilizado em trechos onde os condutores desrespeitaram a sinalização, conforme atestaram os relatórios da superintendência e reclamações da população. Para que a fiscalização não seja prejudicada, o veículo de inspeção e os agentes de trânsito estão trabalhando com fardamento diferenciado e sem características que identifiquem a Semob.

O superintendente adjunto lembrou ainda que o sistema de radar móvel funcionará de maneira definitiva em ruas e vias onde existem placas com a sinalização da velocidade permitida e também em locais que abriguem escolas, hospitais e outros setores que concentrem grande movimentação de veículos e pedestres.

“Faremos essa fiscalização nas avenidas e ruas onde já existem as placas e em vias arteriais, como a Epitácio Pessoa. O Código de Trânsito traz ainda outro tipo de infração, como trafegar em velocidade incompatível com a situação, como acontece em ruas onde existem escolas, hospitais. Nesse caso, só pela mera observação, o agente pode multar se o condutor trafegar em alta velocidade”, alertou Roberto Pinto.

As multas variam de R$ 85,13 até R$ 574, 61 para os condutores que excedam em mais de 50% a velocidade permitida.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp