VIDA URBANA
Semob monitora trânsito com radar móvel na capital
Condutores que não respeitarem os limites de velocidade serão multados.
Publicado em 09/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52
A partir da segunda quinzena deste mês, os veículos que ultrapassarem o limite de velocidade nas ruas e avenidas que concentram grande fluxo em João Pessoa serão multados por agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob). O monitoramento dos condutores e identificação dos trechos com risco de acidentes estão sendo realizados por meio do sistema de radar móvel desde a última segunda-feira, em caráter educativo.
O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, informou que o sistema de fiscalização funciona de maneira itinerante.
Segundo ele, o equipamento já foi utilizado nas avenidas Hilton Souto Maior, que segue do José Américo até a praia da Penha, e Targino da Silva, nos Bancários, e revelou que a maior parte dos veículos que trafegam nesses locais não estão obedecendo o limite de velocidade permitida.
“O limite de velocidade vai de acordo com o tipo da via e suas características e o Código Nacional de Trânsito estabelece essas velocidades. O radar já passou por essas duas vias e foram identificadas infrações. Mas nesse primeiro momento não tivemos multas e estamos trabalhando unicamente para ações educativas. As fiscalizações efetivas serão feitas a partir da segunda quinzena de novembro, mas ainda sem data definida”, esclareceu Roberto Pinto.
O equipamento de radar foi cedido à Semob pela 14ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na Paraíba e está sendo utilizado em trechos onde os condutores desrespeitaram a sinalização, conforme atestaram os relatórios da superintendência e reclamações da população. Para que a fiscalização não seja prejudicada, o veículo de inspeção e os agentes de trânsito estão trabalhando com fardamento diferenciado e sem características que identifiquem a Semob.
O superintendente adjunto lembrou ainda que o sistema de radar móvel funcionará de maneira definitiva em ruas e vias onde existem placas com a sinalização da velocidade permitida e também em locais que abriguem escolas, hospitais e outros setores que concentrem grande movimentação de veículos e pedestres.
“Faremos essa fiscalização nas avenidas e ruas onde já existem as placas e em vias arteriais, como a Epitácio Pessoa. O Código de Trânsito traz ainda outro tipo de infração, como trafegar em velocidade incompatível com a situação, como acontece em ruas onde existem escolas, hospitais. Nesse caso, só pela mera observação, o agente pode multar se o condutor trafegar em alta velocidade”, alertou Roberto Pinto.
As multas variam de R$ 85,13 até R$ 574, 61 para os condutores que excedam em mais de 50% a velocidade permitida.
Comentários