VIDA URBANA
108 concursados são nomeados para o Detran
Com quase 80 anos de existência, este é o primeiro concurso realizado pelo Detran-PB
Publicado em 13/07/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:29
Os 108 candidatos aprovados no concurso público realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizado este ano, foram nomeados durante a manhã de ontem, no Centro de Ensino da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Com quase 80 anos de existência, este é o primeiro certame realizado pelo órgão. Segundo informações do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, os novos servidores atuarão principalmente nos setores de vistoria.
De acordo com o superintendente, o setor de vistoria contava atualmente apenas com três servidores, número insuficiente para atender a demanda. “A necessidade de servidores era muito grande, principalmente na área de vistoria, em que havia a necessidade de melhorar o atendimento, mas que ficava sufocado pela quantidade de servidores que tínhamos e piorou em maio, quando tivemos a prisão de dois dos vistoriadores”, completou Rodrigo Carvalho.
Dos servidores nomeados, 60 atuarão como agentes de trânsito, 30 nos setores de vistoria, sendo 15 para trabalhar na capital e seis em Campina Grande, 10 como analistas de sistema e o restante nos demais setores administrativos. “Os novos agentes de trânsito vão reforçar a operação Lei Seca e interiorizar as ações. Também foram entregues 20 novas viaturas e 110 novos equipamentos de vistoria eletrônica. Vamos aumentar a capacidade de atendimento e lançar, em breve, o agendamento da vistoria pela internet”, revelou o superintendente.
Ainda segundo Rodrigo Carvalho, uma empresa contratada pelo Estado está trabalhando na reorganização dos setores administrativos do Detran e poderão ser nomeados outros concursos para o órgão. No entanto, ainda não há previsão para novos concursos públicos, como explicou o governador Ricardo Coutinho, que participou da solenidade de nomeação.
“A cada 'brecha' que eu tenho, faço um concurso. Em pouco mais de dois anos, já temos 10 mil novos servidores. Sei das carências dos concursos públicos e nós oferecemos os reajustes e, ao mesmo tempo, ampliamos o quadro de pessoal no Estado. Mas, nesse momento, eu não penso em concurso.
Essa semana nomeamos novos policiais militares e tenho que ter uma agenda com a Polícia Civil, que são os concursados anteriores, que ainda não foram chamados. Até agora nós convocamos 250 candidatos”, explicou o governador.
Entre os servidores empossados ontem, está advogada Aline Brindeiro, de 27 anos. Após inúmeras tentativas de seleções na área de advocacia pública, ela conquistou a vaga e lembra que a dedicação aos estudos é o caminho para quem deseja ingressar no serviço público. “Para a gente que vive estudando para concurso, a dedicação tem que ser constante. Tem que ter disciplina e perseverança. Já passei por vários concursos e hoje consegui”, comemorou.
Comentários