icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Municípios da PB passam por capacitação em saúde e educação do Unicef

Prefeituras se comprometeram a implementar em quatro anos políticas para reduzir desigualdades.

Publicado em 05/11/2018 às 10:31 | Atualizado em 05/11/2018 às 13:58


                                        
                                            Municípios da PB passam por capacitação em saúde e educação do Unicef

Representantes dos 169 municípios paraibanos inscritos no Selo Unicef – Edição 2017-2020 vão participar de um ciclo de capacitação nas áreas da educação, saúde e protagonismo dos adolescentes. Eles estarão reunidos com equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os parceiros da Asserte e Casa Pequeno Davi. Os encontros começam nesta segunda-feira (5), em João Pessoa, e seguem com novas reuniões em Campina Grande (6 e 7), Pombal (8) e Patos (9).

As prefeituras participantes se comprometeram em implementar, em quatro anos, políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Neste ciclo, os secretários municipais de educação estarão presentes, além do articulador do Selo UNICEF e do mobilizador de adolescentes. As apresentações incluirão iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, formas de reverter a evasão escolar, a gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil.

A agenda inclui também orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.

Monitoramento

Pela metodologia da iniciativa, as cidades passam a ser monitoradas a partir de 11 indicadores, a exemplo abandono escolar, distorção idade e ano escolar e cobertura vacinal, e precisam evoluir em pelo menos sete. Aqueles que obtiverem os melhores resultados, até 2020, serão certificados.

Durante a edição, o UNICEF e seus parceiros locais promovem um conjunto de atividades formativas (presenciais e à distância), com o objetivo de apoiar os municípios na realização das ações propostas pelo Selo UNICEF e na qualificação das políticas públicas para crianças e adolescentes. A expectativa é que a elaboração e execução das políticas públicas continuem mesmo após o fim da edição. Além disso, a iniciativa monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes.

O Selo Unicef

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido. Destes, 169 estão na Paraíba. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Alcançar os mais de 1.900 municípios que participam do Selo UNICEF só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos como Amil, Instituto Net Claro Embratel, Fundação Itaú Social, RGE, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, CPFL, Sanofi, Neve, Energisa, Celpa e Cemar. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.

Agenda do Ciclo:

5/11 – João Pessoa

Local: ESPEP - Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba

Horário: 8h às 16h

6 e 7/11 – Campina Grande

Local: Centro Cultural Lourdes Ramalho

Horário: 8h às 16h

8/11 – Pombal

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Horário: 8h às 16h

9/11 – Patos

Local: Associação Comercial de Patos

Horário: 8h às 16h

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp