icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

329 notificações de Aids na Paraíba

Número representa quase um caso constatado por dia no Estado.

Publicado em 01/12/2013 às 8:00

Hoje, Dia Mundial de Combate à Aids, a Paraíba ainda apresenta uma triste estatística da doença. Este ano, no período de janeiro até a última sexta-feira, 329 pessoas foram notificadas com o problema, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número representa quase um caso constatado por dia no Estado.

De acordo com os dados da SES, os homens são a maioria dos pacientes que apresentaram sorologia positiva para o vírus HIV. Foram 222 pessoas do sexo masculino contra 104 do feminino.

Ainda segundo dados da secretaria, a faixa etária que apresenta notificações com mais frequência é a de pessoas de 20 aos 49 anos.

Outro dado preocupante para o tratamento dos pacientes e riscos para a disseminação da Aids é o abandono do tratamento. Segundo informações da gerente operacional do setor das DST/Aids/Hepatites Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena, das 2.394 pessoas registradas para receber o tratamento antirretroviral (coquetel) no Estado, 420 pessoas abandonaram nos últimos 4 meses.

Ainda sobre os pacientes que fazem uso do coquetel, 2.095 são adultos e 29 são crianças, de acordo com Ivoneide Lucena.

Tanto para alertar sobre o contágio da doença quanto para incentivar que as pessoas infectadas continuem os tratamentos, a SES e a Secretaria Municipal de João Pessoa organizaram uma série de atividades amanhã, na capital e nos demais municípios paraibanos.

“A secretaria do Estado está apoiando diversas atividades através de material educativo, distribuição de preservativos feminino, masculino e gel lubrificante”, lembra Ivoneide Lucena. Como parte das ações de combate e prevenção à Aids, profissionais de saúde e membros de organização não governamental realizarão testes rápidos de detecção de HIV, hepatite B e C e sífilis. O trabalho acontecerá a partir das 7h no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, na orla da capital.

Além dos testes, haverá distribuição de 2 milhões de preservativos e orientações aos visitantes. Segundo Ivoneide Lucena, os testes são importantes para agilizar o tratamento, caso o resultado para o HIV seja positivo. “É importante procurar o diagnóstico para, caso o resultado seja positivo, a gente possa encaminhar o tratamento adequado o quanto antes”, disse Ivoneide Lucena.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp