icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

60 mil visitam cemitério da Boa Sentença

Às 9h, o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, celebrou uma das cinco missas que aconteceram no cemitério.

Publicado em 03/11/2011 às 6:30

O maior cemitério da Paraíba, o Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa recebeu ontem, Dia de Finados, cerca de 60 mil pessoas que foram visitar os túmulos de familiares e amigos. Às 9h, o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, celebrou uma das cinco missas que aconteceram no cemitério. De acordo com estimativas da Prefeitura de João Pessoa, cerca de 150 mil pessoas estiveram nos cinco cemitérios públicos e particulares da capital.

Em tom emocionado, o arcebispo falou da importância da vida em família, da solidariedade e do respeito entre as pessoas. “A violência, o desafeto e o desrespeito são fruto da falta de orientação e de fraternidade. Precisamos nos respeitar e nos unirmos, evitando os relacionamentos artificializados”, disse dom Aldo na homilia da missa no cemitério Boa Sentença. Após a celebração, o arcebispo negou o boato de que iria se aposentar da Arquidiocese. “Esse comentário que surgiu na internet foi muito desagradável e não é verdadeiro. Superei minha doença e continuarei por aqui”, afirmou.

As missas começaram a ser celebradas a partir das 7h. O arcebispo da Paraíba também celebrou missa no cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, e no cemitério do Cristo Redentor. Outras celebrações também foram realizadas, como o culto do pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Estevam Fernandes, no cemitério Parque das Acácias. A Federação Espírita também esteve presente nos cemitérios, entregando panfletos sobre a imortalidade.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assistiu ontem à missa celebrada por dom Aldo Pagotto, no Boa Sentença. “Fiquei sensibilizado com as palavras do arcebispo. Vim hoje aqui para festejar a nossa passagem por esta vida e homenagear os nossos entes queridos que já se foram”, disse o prefeito.

A estudante Ana Paula Alves foi ontem ao túmulo da mãe, que faleceu há quatro meses. “Vim trazer flores e velas, como faço toda quinzena. É uma forma de ficar mais perto dela”, disse Ana Paula.

Já Marinaldo Antônio da Silva disse que vai todos os anos visitar o túmulo de Maria de Lourdes Silva, um dos mais visitados diariamente. “Dizem que quem acende uma vela para ela, faz uma promessa e alcança a graça pedida. Não sei quem foi ela, mas sempre venho aqui”, disse. O túmulo da menina que morreu há mais de 50 anos recebeu ontem diversas flores e velas de inúmeros desconhecidos.

No Dia de Finados, os budistas levam para os túmulos dos antepassados frutas, flores e incensos. Foi o que fez ontem a família de Glória Chang. Para o túmulo de seus sogros chineses, a família levou frutas e rezou em silêncio. “As frutas servem para alimentar o espírito. É uma forma de mostrar que estamos zelando por eles”, disse Glória.

Para facilitar o fluxo de veículos e pedestres, foi montado um esquema especial de trânsito nas ruas próximas aos cemitérios de João Pessoa. As ruas do entorno dos cemitérios foram bloqueadas e um efetivo de 86 agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito esteve nesses locais durante todo o dia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp