VIDA URBANA
80% dos doadores em JP são homens
Com 80% de doadores do sexo masculino, Hemocentro da capital lança campanha alusiva ao mês do pais.
Publicado em 10/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55
O Hemocentro de João Pessoa tem 229.400 doadores de sangue cadastrados. Desse total, 80% são do sexo masculino. Para chamar atenção desse público, o Hemocentro da capital iniciou, ontem, uma campanha de doação de sangue alusiva ao mês dos pais e, logo no início da manhã, muitos homens compareceram para doar sangue.
Entre os doadores estava o funcionário público Sérgio Brandão Sanchez, que mora no Bairro de Cabo Branco, em João Pessoa.
Desde 2002, quando chegou à capital, ele, que faz parte do Grupo Doe Sangue Paraíba, um dos parceiros do Hemocentro, já contabiliza mais 50 doações. “Eu me sinto feliz por saber que todas as vezes que venho aqui estou ajudando a salvar vidas. É um dos nossos deveres enquanto seres humanos aqui na terra”, destacou.
Ele afirmou que sua intenção é continuar com o gesto solidário. “Eu tenho um filho com seis anos e penso nele todas as vezes que venho doar e se um dia ele precisar de sangue, que alguém faça esse mesmo gesto que estou fazendo agora, pois sangue não tem substituto, se ele faltar não são realizadas cirurgias e com isso uma ou mais vidas pode ser perdidas”, alertou.
A campanha de doação de sangue alusiva ao mês dos pais vai se estender até o dia 31 de agosto e, segundo a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira, os principais objetivos são parabenizar e agradecer aos pais doadores por seus gestos solidários e incentivar a doação de sangue para aumentar e garantir o estoque.
Sandra disse que a sua expectativa é de que os pais que são doadores compareçam ao Hemocentro, durante todo esse mês de agosto, e tragam mais um doador. “O ato de doar sangue é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente está precisando dele”, comentou a diretora. As pessoas interessadas podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.
Comentários