icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

85 profissionais de saúde chegam à PB

Enfermeiros, médicos e odontólogos irão integrar equipes de atenção primária à saúde em unidades de 32 municípios do Estado.

Publicado em 25/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33

A Paraíba irá receber 85 profissionais da Saúde, entre enfermeiros e odontólogos, selecionados através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), com previsão para o início dos serviços no próximo mês.

Os profissionais serão distribuídos em 32 municípios para integrar equipes de atenção básica e deverão se apresentar nas secretarias das cidades para onde foram disponibilizados. O serviço será prestado por um ano, através de bolsas oferecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Campina Grande é uma das cidades que estão aguardando a chegada de enfermeiros. Segundo o Ministério da Saúde, serão 12 distribuídos entre as unidades que ofereçam Atenção Básica.

De acordo com a secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, além dos enfermeiros, o município também está recebendo 14 médicos. “No caso dos médicos, a prefeitura arca com 50% da bolsa e o MS com mais 50%. Já os enfermeiros são pagos integralmente pelo ministério”, informou a secretária, contando também que a homologação das vagas para os médicos selecionados foi encerrada ontem.

Além de Campina Grande, também deverão receber enfermeiros: Barra de Santana, com um enfermeiro; Aroeiras e Itatuba, com dois em cada um dos municípios; Caaporã, Cabedelo, Conde, Pitimbu, Pocinhos e Puxinanã, com três em cada um; Bayeux e Santa Rita, com quatro profissionais em cada uma das cidades; Patos, com cinco e; João Pessoa, com 14 enfermeiros. Já outros 18 municípios receberão 23 odontólogos.

As cidades de Solânea, Casserengue, Conceição, Jericó, Umbuzeiro, Arara, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Triunfo, Areia, Alagoinha, Mulungu, cada um desses municípios com um profissional; São Miguel de Taipu, Pilar, Itapororoca, Livramento, com dois em cada um; e Juazeirinho, com três odontólogos. Segundo o MS, os enfermeiros participantes serão direcionados para o Programa Saúde na Escola em capitais, regiões metropolitanas e municípios com população superior a 100 mil habitantes. Já os cirurgiões-dentistas serão alocados em municípios com população rural e pobreza intermediária ou elevada dentro do Programa Brasil Sorridente, iniciativa do governo federal para promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

Para a secretária de Saúde de Campina Grande, o programa, que já existe há dois anos, oferece a oportunidade de melhorar os serviços na área. “Além de ser um benefício para a população, os profissionais, que são recém-formados, terão a oportunidade de oferecer seus serviços e caminhar na sua área”, disse. Além de enfermeiros e dentistas, o Provab conta com a participação de médicos, que também atuarão por 12 meses em unidades básicas. Atualmente, há 3,3 mil médicos em mais de mil municípios pela edição do programa, de 2013, sob supervisão de universidades e hospitais de ensino.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp