VIDA URBANA
A leveza dos vestidos longos aquece o verão
Modelos são ótima opção para enfrentar dias quentes e manter a elegância do look.
Publicado em 12/01/2014 às 9:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:42
Convites e mais convites. É quase impossível passar despercebida no período das férias. O verão, o tempo livre e o ritmo desacelerado parecem ser desencadeadores das mais puras emoções, surgindo também como combinações naturais para festas e encontros com amigos. Para situações assim, uma peça que, por ser democrática e versátil, vem ganhando ares de queridinha entre as mulheres é o vestido longo casual.
“Este vestido é o tipo de escolha que tem como marca registrada a elegância aliada à leveza. É uma peça extremamente confortável, prática e feminina. É uma ótima opção para os dias de calor intenso em que não se tem tanto tempo disponível para montar um look com várias peças de roupa”, exalta a estilista Vanessa Guimarães.
Conforme ela, o item é interessante inclusive por tornar o visual adequado para ocasiões diversas e por permitir inúmeras combinações com outros artigos. “Os vestidos longos vão bem desde num passeio pela praia até um jantar ou uma baladinha à noite. Para um ambiente mais formal, a sugestão é que se utilize o vestido combinado com um blazer, que imediatamente já deixa o look mais formal, e acessórios mais discretos”, indica.
A consultora de estilo Hannah Ferreira é outra que demonstra entusiasmo ao falar dos vestidos longos casuais. Segundo ela, para estar bem vestida e apropriada, é essencial adaptar as escolhas de cores e estampas da roupa ao ambiente para onde se está indo.
“Um vestido claro com uma estampa envolvendo o tema ‘praia’, colar de bolinhas brancas e uma bolsa de palhinha seriam uma saída sem erro para um almoço a beira mar ou uma tarde em um churrasco”, exemplifica. “Já um vestido longo na cor vinho, com uma estampa mais séria, acessórios mais sóbrios, poderiam ser usados sem problemas em um evento à noite”, acrescenta.
Para o verão 2014, Vanessa acredita que as últimas tendências levem os longos casuais a aderirem aos decotes profundos (ou mais fechados), fendas, recortes e aplicações de rendas.
“Quanto às estampas, minhas apostas são os motivos tropicais, florais, geometrismos, listras, animal print, étnico, azulejos portugueses, tie-dye e dip-dye”, enumera. De acordo com ela, na atual estação, o ideal é optar por um tecido que seja leve e, de preferência, que tenha em sua composição alguma fibra natural, como o algodão.
Quem deseja investir nos longos casuais, mas ainda não está totalmente segura com sua imagem ou estilo, não deve ter medo. Isso é o que assegura Hannah. “Meu conselho é simples: apenas vista. Escolha o seu favorito, use as dicas que beneficiem o seu corpo, se olhe no espelho mais próximo e, se gostou, saia já da loja com ele no corpo”, conclui aos risos. (Especial para o JP)
Comentários