VIDA URBANA
A moda certa para cada idade
Segundo consultor, é comum muitas mulheres pecarem na hora de se vestir, principalmente quando a intenção é aparentar juventude através da roupa.
Publicado em 18/12/2011 às 14:39
No clássico A Mulher de Trinta Anos, publicado em 1831, o escritor francês Honoré de Balzac descreve toda a vida de uma mulher em diferentes épocas. Um dos recursos que o autor usou para mostrar as mudanças pelas quais a protagonista do romance, Julie Duprat, passou ao longo do tempo foi a sua de forma de se vestir. O estilo dela evoluiu com o passar dos anos, juntamente com a sua personalidade. Como a personagem idealizada por Balzac, muitas mulheres também passam por grandes mudanças ao longo da vida, que são evidenciadas através das suas roupas.
Segundo o consultor de moda Leonardo Mendonça, se vestir bem em qualquer idade é apenas uma questão de bom gosto, ato que pode ser auxiliado se observando as dicas de consultores de estilo. “Apesar de hoje a moda estar mais democrática e permitir um maior número de possibilidades do que no passado, vários profissionais alertam que bom senso é a principal arma para as mulheres que não querem abrir mão da elegância nas diferentes épocas da vida”, revelou.
De acordo com o consultor, é comum muitas mulheres pecarem na hora de se vestir, principalmente quando a intenção é aparentar juventude através da roupa. “Existem as mulheres de 30 anos que querem parecer mais jovens e se vestem como se tivessem 15, e isso acaba ficando desproporcional para idade ou até mesmo para a forma física. O ideal é optar por aqueles modelos que são mais adequados para cada faixa etária”, ensinou.
Para as mulheres, auxílio nessa hora é o que não falta. Além da ajuda de um personal stylist, livros como Confidencial, da jornalista Costanza Pascolato, e as publicações da consultora de estilo Gloria Kalil dão dicas para as mulheres que não querem errar na hora de montar o visual, seja em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer. A disseminação de programas de moda na tv, como o brasileiro Esquadrão da Moda e o americano Project Runway, também são grandes aliados na hora de dar informações de moda ao grande público.
De acordo com Leonardo Mendonça, quando se é mais jovem, indubitavelmente existe mais liberdade na hora de se vestir. “Aos 20 anos, se você estiver com o corpo em ordem, não tenha medo de ousar, para destacar sua juventude aposte em peças como camisetas baby look e minisaias. Também é uma boa pedida fazer uma brincadeira com as cores, usando tons fortes que contrastem o seu visual, mas sempre com bom senso”, explicou.
Para o trabalho, o consultor indica peças mais formais como camisas brancas, e calças de alfaiataria, que são mais elegantes e apropriadas para o local e ocasião. “No entanto, isso não significa que você deva abrir mão do seu estilo e usar peças conservadoras, pois elas podem lhe dar uma aparência mais velha. O ideal é mixar a sobriedade que o trabalho pede com toques pessoais”, afirmou.
Comentários