VIDA URBANA
'A nossa luta aqui é por uma escola melhor para que as crianças tenham oportunidade'
Teresinha Gonçalves, a Bela, tira de exemplos, como Pakinha, a garra para mudar o destino das crianças e jovens da comunidade.
Publicado em 20/11/2015 às 16:00
Amiga de Pakinha, Teresinha Gonçalves é líder do quilombo Pedra D’Água, que está inserido no município de Ingá, também no Agreste. Aos 32 anos, a principal luta dela é por melhorias na escola da comunidade, que funciona em uma casa emprestada e de estrutura precária. Teresinha, mais conhecida por Bela, tira de exemplos, como a trajetória da amiga, a garra para mudar o destino das crianças e jovens da comunidade.
“A nossa luta aqui é por uma escola melhor para que as crianças tenham oportunidade. Quem não tem estudo hoje, não vai muito longe”, declara. Assim como tantas mulheres, Bela tem que driblar o tempo para dar conta da casa, dos filhos, da roça e da cobrança por dias melhores em Pedra D’Água. Mesmo com os freqüentes ‘nãos’ e ‘volte semana que vem’ que ouve a cada vez que bate na porta dos que deveriam, por obrigação, proporcionar uma educação digna para as crianças e jovens do quilombo, ela não desanima.
“Quando a gente vai atrás para cobrar, é muita burocracia, muita porta fechada. Mas, eu continuo porque a comunidade merece e é nosso direito”, reforça.
Comentários