VIDA URBANA
A Paraíba se encontra em João Pessoa
Capital paraibana sempre acolheu com carinho os filhos naturais de outras cidades, que escolheram João Pessoa
Publicado em 05/08/2014 às 7:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 18:00
Patos, Campina Grande, Sousa, Monteiro, Quixaba, Solânea, Ibiara, Mamanguape e os demais municípios da Paraíba se encontram em João Pessoa. A capital paraibana sempre acolheu com carinho os filhos naturais de outras cidades, que escolheram João Pessoa para viver por motivos diversos. As possibilidades de estudo e de emprego são as causas mais frequentes.
É o caso do comerciante Dorgeval César Ferreira, que há 17 anos decidiu vir morar em João Pessoa com a mulher e os filhos. Ele é natural do município de Quixaba, cidade distante 252 quilômetros da capital, Dorgeval conta que quando chegou em João Pessoa encontrou uma cidade acolhedora e tranquila. Mais que isso, encontrou também emprego e a oportunidade de dar melhores condições de vida à família.
Ele revelou que nunca pensou em voltar para sua terra natal e afirma que se sente realizado por morar em João Pessoa. “Essa cidade para mim é um sonho, foi aqui que consegui melhorar de vida e dar aos meus filhos a oportunidade que eu não tive. Somos muito agradecidos por João Pessoa existir e receber tão bem as pessoas que têm raízes no interior, como a minha família”, declara. Em João Pessoa ele realizou o sonho de comprar a casa própria e o carro.
Quem também demonstra carinho pela capital é a técnica de enfermagem Maria do Carmo Alves, natural do município de São José de Piranhas, no Alto Sertão. Há seis anos ela deixou os pais e os irmãos na terra natal e veio tentar a sorte em João Pessoa. Foi nessa cidade que ela conheceu o atual marido e conseguiu melhorar as condições financeiras. “Aqui arranjei emprego, comprei uma casa e conheci o meu grande amor, só tenho a agradecer”, declarou.
Maria do Carmo contou que desde adolescente tinha vontade de morar em João Pessoa. “Eu sempre dizia ao meu pai que quando eu completasse 18 anos queria morar na capital, graças a Deus esse sonho se concretizou”, lembrou. Ela disse ainda que visita a terra natal duas vezes por ano, mas que não tem vontade de voltar a morar lá. “Não troco minha João Pessoa por nada”, frisou. Outra felicidade dela é o fato de a filha primogênita ter nascido na capital paraibana. “É um orgulho para mim e vai ser para ela também, tenho certeza”, afirmou.
Mais uma declaração de amor por João Pessoa...
“Sou é paraibana. Se nasci na beira do brejo, em Campina Grande, tenho alma sertaneja, pela infância em Patos e em fazendas dos arredores. Parodiando Ariano Suassuna, sinto que às vezes estou mais para 'oxente' do que para 'ok'.
Após árduos anos de estudo e trabalho, aqui e no exterior, as oportunidades na profissão e as eternas recordações dos verões passados,
me chamaram de volta.
João Pessoa acolhe!
Sinto-me abraçada e tento retribuir
com o meu melhor.
Parabéns pelos 429 anos!
*Declaração da médica dermatologista Carla Gayoso, apaixonada pela medicina e pela capital paraibana. Elegeu como lugar preferido o calçadão da praia do Cabo Branco.
Comentários