VIDA URBANA
A versatilidade dos looks étnicos continua em alta
Para quem curte um estilo moderno e mais ousado, as estampas inspiradas nas tribos ameríndias são uma boa pedida.
Publicado em 09/09/2012 às 9:20
As tendências de verão sempre prometem muita cor, tanto nos looks monocromáticos, quanto nas estampas. E para diversificar as produções de verão, as estampas com inspirações étnicas ganham força e trazem um colorido a mais para a estação. Os desenhos e grafismos que fazem referência a tribos ameríndias e africanas sugerem looks autênticos e modernos.
As estampas étnicas caíram no gosto dos fashionistas em algumas coleções de verão, após aparecerem em peças com jeans black e white denim, da coleção inverno 2012, criada pela estilista francesa Isabel Marrant. A partir de então, muitas coleções trouxeram roupas e acessórios que lembram as estampas usadas pelas etnias mundo afora. Os destaques da estação ficam para as estampas que lembram as cores dos indígenas navajos da América do Norte e as cores relacionadas a etnias bolivianas.
Os looks étnicos são versáteis e agradam a quem curte um estilo mais ousado ou discreto. As estampas coloridas aparecem em tons fortes, como o coral, azul e o amarelo, como as peças das coleções disponibilizadas na Maison A, em João Pessoa. Mas para quem gosta de looks menos coloridos, a opção são as estampas com grafismos vasados. E como as estampas tribais são sempre cheias de grafismos e figuras geométricas, fique atenta para usar os desenhos a seu favor. “Os desenhos e as cores fortes também causam impressão de volume. Para as mais cheinhas, é ideal usar peças com estampas pequenas”, aconselha a produtora de moda Jéssica Cardoso.
As roupas com inspiração étnica aparecem em modelagens em tecidos suaves, como a malha fria, linho e também no cetim e couro. De acordo com as produtoras de moda Jéssica Cardoso e Luíza Galliza, essa produção é versátil e pode ser usada durante o dia e também à noite. Para as produtoras, a dica básica para não errar na hora de montar o look é optar por uma peça única, como os vestidos.
Para quem gosta de caprichar na produção, vale também misturar as estampas. Porém, é necessário atenção, principalmente na mistura com estampas coloridas. “Tem que ter o cuidado para o look não ficar estampado sem harmonia nas cores, porque uma peça estampada já é uma informação”, disse Jéssica. Se você quer ousar na mistura, aposte em estampas que mesclem o preto com o branco.
Comentários