VIDA URBANA
Academias de João Pessoa terão que afixar cartazes para coibir uso de anabolizantes
Descumprimento da recomendação do Ministério Público pode acarretar punições.
Publicado em 19/01/2019 às 7:00 | Atualizado em 19/01/2019 às 12:27
As academias de João Pessoa terão que afixar em suas dependências cartazes que alertem sobre os riscos do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes e seus efeitos nocivos à saúde, quando utilizados sem fins terapêuticos. A medida faz parte de recomendação expedida pela 48º Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde, Maria das Graças de Azevedo Santos, como parte da campanha 'Anabolizantes – Não Pegue Pesado com Sua Saúde', iniciada pelo Ministério Público da Paraíba, em dezembro do ano passado.
Conforme a recomendação, os cartazes devem ser afixados em local visível e de fácil acesso, sob pena de que o Ministério Público tome todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. O procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento da recomendação foi assinado na última terça-feira (15) e publicado no Diário Oficial do MP desta quinta-feira (17).
Segundo a promotora de Justiça Maria das Graças Azevedo, ainda no lançamento da campanha, o uso desses produtos tem sido cada vez mais comum, principalmente em academias, e entre o público mais jovem, com o objetivo de aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas, E isso é muito preocupante. “São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle”, disse.
Campanha
A campanha idealizada pela promotora consiste na fixação de cartazes educativos e de prevenção ao uso indiscriminado de esteroides anabolizantes e seus efeitos nocivos à saúde. A promotoria já está com a relação atualizada das academias existentes e registradas em João Pessoa. A lista foi encaminhada pelo Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região. Os cartazes deverão ser distribuídos durante o verão, quando aumenta o fluxo nas academias.
Segundo Maria das Graças, o uso indiscriminado e excessivo de anabolizantes é perigoso e pode causar sérios danos à saúde, como infertilidade, aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis, como HIV/Aids e hepatite.
Comentários