icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ação em áreas de risco

Trabalhos começaram nesta segunda-feira (20) no São José;  operação está sendo realizada em conjunto com diversos órgãos.

Publicado em 21/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:35

As Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de João Pessoa deu inicio ontem as ações de prevenção e preparação contra desastres no período das chuvas em João Pessoa.

Os trabalhos começaram ontem no São José. A operação está sendo realizada em conjunto com diversos outros órgãos municipais no intuito de identificar e atuar nos pontos críticos do bairro. A previsão é que as atividades no São José, João Agripino e Manaíra terminem no dia 30 de janeiro e, até maio, o trabalho tenha sido realizado em todos os 31 bairros identificados em situação de risco na capital.

De acordo com o coordenador da Compdec, Noé Estrela, a ação realizada ontem objetivou fazer uma vistoria de casa em casa para observar o que ainda precisa ser feito no São José.

“Nós já temos equipes trabalhando há cerca de uma semana no bairro, com orientações, desratização e tudo mais. Mas hoje (ontem) iniciamos os trabalhos com com uma visita de porta em porta para ver o que é necessário ser feito ainda”, explicou.

As equipes fizeram uma caminhada pelo bairro observando os pontos de risco de alagamentos e deslizamentos e começaram as ações de limpeza de rios e bueiros. “Nós estamos observando e já trabalhando. Já estamos realizando a limpeza de rio, galerias, observando pontos de energia clandestina, realizando corte de árvores, além da questão de saúde, com desratização e fumacê para acabar com os mosquitos, dentre outras ações”, elencou.

Segundo Estrela, essa ação envolveu diversos órgãos com o objetivo de fazer uma ampla cobertura preventiva do bairro. “A ação é da Prefeitura que, com todas as secretarias e outros órgãos, como a Energisa, está trabalhando em conjunto para ter um impacto maior na população desses bairros”, afirmou.

Para Dorgivan Andrade, presidente da associação de moradores de bairro São José, a realização desse trabalho veio em boa hora. “A gente sofre muito com esses alagamentos.

Quando começa a serenar, a gente já fica com medo dos alagamentos. Fazendo esse trabalho agora, com certeza quando vier a chuva a gente vai estar mais aliviado. A população se sente muito beneficiada com isso”, afirmou.

A Defesa Civil está realizando, ainda, a vistoria de casas situadas em áreas de barreira. Caso haja um risco iminente de desabamento da casa ou deslizamento do terreno, equipes dão orientações e apresentam alternativas para a população que mora nesses locais.

Esse é o caso da dona de casa Jussara Silva Alves. Ela mora em uma casa situada numa barreira há mais de cinco anos.

Para Jussara, pensar em se mudar dali não é uma possibilidade. “Eu gosto muito de morar aqui, não penso nem quero me mudar”, afirmou.

Uma equipe da Defesa Civil explicou à moradora que aquela era uma área de risco e que ela teria sua casa demolida e, posteriormente, poderia se cadastrar para ser beneficiária do programa Bolsa Moradia, benefício do governo federal que atende famílias removidas de áreas de risco geológico ou para a execução de obras públicas, como também a população moradora de rua em situação de risco social.

Apesar de não pensar em sair da sua casa, a dona de casa afirma que essa orientação é importante para garantir a segurança da população. “Eu acho que essas ações são boas para a gente sim e eles estão pensando no bem da gente mesmo. Eu vou conversar com meu marido e pensar no que a gente vai fazer”, declarou.

Os trabalhos preventivos realizados nos bairros identificados em situação de risco, de acordo com Estrela, possibilitarão à população um inverno tranquilo.

A ação iniciada ontem visa beneficiar 31 comunidades ribeirinhas que possuem riscos de alagamentos e desabamentos nos períodos de chuvas. De acordo com levantamento feito pela Defesa Civil, as ações iniciaram no São José porque ele está entre os bairros com situação mais crítica, devido ao observado em anos anteriores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp