VIDA URBANA
Ação Global chega a Sousa
TVs Cabo Branco e Paraíba promovem a partir de amanhã atividades de cidadania, cultura e lazer para a população do município.
Publicado em 12/05/2013 às 19:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:52
A cidade de Sousa recebe, a partir de hoje, o projeto Ação Global, uma iniciativa das TVs Cabo Branco e Paraíba, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que promove atividades de cidadania, cultura e lazer para a população do município.
A população sousense poderá participar gratuitamente de oficinas de percussão, grafite, capoeira, dança e hip hop, além de cursos nas áreas de primeiros socorros, culinária e fotografia. Durante toda semana, também haverá espaço para emissão de documentos e serão realizadas palestras sobre assuntos diversos, como obesidade, higiene pessoal e informática.
Nesta edição, o evento conta com mais de 80 parceiros para a realização de cursos, oficinas e ações ambientais. Todos se mobilizam em um mutirão de solidariedade a fim de contribuir para o desenvolvimento e ajudar a transformar a realidade de milhares de sousenses afetados com a pior seca dos últimos 50 anos.
Segundo a coordenadora estadual do Ação Global, Conceição Azevedo, Sousa foi escolhida por outros fatores, como o índice de desenvolvimento humano da cidade. “Todo ano escolhemos um município diferente. Para realizar a ação em Sousa, analisamos o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a carência de alguns serviços úteis à população, a presença de um parque industrial para a realização de parcerias e a unidade do Sesi em Sousa”, explicou.
A Paraíba é o único estado que promove o Ação Global durante uma semana. O evento começa nesta segunda (13) e vai até 18 de maio, o “Dia D”, em que todo o Brasil realizará a ação. Promovido pela primeira vez em Minas Gerais, em 1991, o projeto realiza sua quinta edição na Paraíba.
“É gratificante perceber a diferença que o Ação Global pode fazer na vida das pessoas que o visitam. Acontece uma vez ao ano, mas carrega um poder incrível, levando dignidade para cidadãos de baixa renda, que não têm contato com serviços básicos e alguns pequenos prazeres que são essenciais para a vida de todos”, afirmou a coordenadora de comunicação e projetos institucionais da Rede Paraíba de Comunicação, Caroline Marques.
Comentários