VIDA URBANA
Ação Global completa 15 anos com 1,5 milhão de atendimentos na PB
Para celebrar esse sucesso, será realizado na terça-feira um café da manhã no Hotel Verde Green com a presença de representantes das instituições realizadoras do evento e parceiros.
Publicado em 07/05/2010 às 21:09
Carol Marques
A citação “a união faz a força” pode ser clichê, mas é a frase ideal para resumir os 15 anos que o Ação Global completa em 2010. Realizado simultaneamente em 31 localidades do país, através da parceria entre a Rede Globo de Televisão - aqui na Paraíba representada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba - e o SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto oferece anualmente à população atividades gratuitas de saúde, educação, lazer, cultura e esporte. Para celebrar esse sucesso, será realizado nesta terça-feira um café da manhã no Hotel Verde Green, a partir das 8h30, com a presença dos representantes das instituições realizadoras do evento e parceiros.
Desde a criação do projeto, foram realizados mais de 1,5 milhão de atendimentos na Paraíba. Só em Cajazeiras, no ano passado, foram efetuados 60 mil. Resultados como esse têm sido possíveis graças à ajuda de parceiros - mais de 70 a cada edição - e voluntários - mais de mil pessoas trabalhando pela nobre causa de ajudar o próximo.
“O Ação Global é uma parceria entre a Globo e o SESI que deu certo. Ambos estão sempre preocupados com a responsabilidade social. Durante 15 anos, eles têm feito esse trabalho com esmero e inteligência, buscando novos parceiros”, afirmou Francisco de Assis Benevides Gadelha, diretor regional do SESI-PB. Gadelha ainda destacou a importância da exemplaridade que o Ação Global tem deixado para a sociedade. “A casa da cidadania foi um dos exemplos que o projeto deu para o poder público, assim como o registro civil gratuito e várias outras ações que nos orgulham”, disse.
Em 1996, primeiro ano do Ação Global, o município beneficiado foi Campina Grande. De lá para cá, o projeto passou por Bayeux, Sousa, Patos, Rio Tinto, Guarabira e Cajazeiras. A partir da edição de Rio Tinto, em 2007, a organização local inovou e decidiu expandir o “Dia D” para uma semana de serviços. Segundo Guilherme Lima, superintendente das TVs Cabo Branco e Paraíba, o Ação Global na Paraíba ganhou importância especial após essa decisão. “Graças a nossa quantidade de voluntários, possibilitamos que milhares de cidadãos tenham acesso a direitos essenciais durante vários dias, aumentando as oportunidades e o alcance do projeto”, afirmou.
Contribuindo para a redução das desigualdades sociais, através do acesso gratuito a serviços que formam um cidadão e o ajudam a crescer pessoal e profissionalmente, o Ação Global segue sua missão para muito mais anos de exercício da solidariedade.
Queimadas sedia evento este ano
Em sua 15ª edição, o Ação Global será realizado, de 17 a 22 de maio, em Queimadas, município localizado no Agreste do Estado. A semana especial termina com o chamado “Dia D”, em que todas as 31 cidades brasileiras cadastradas no projeto realizam suas atividades e atendimentos.
Entre os serviços que serão oferecidos, destacam-se práticas esportivas, orientações médicas e odontológicas preventivas, verificação de pressão arterial, controle de peso e de altura, exames de colesterol e glicemia (diabetes), cortes de cabelo, emissão de documentos individuais (tais como, Carteira de Identidade, CPF e Carteira Profissional), explanações sobre programas sociais e de cidadania, palestras sobre os direitos do consumidor, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis.
O prefeito José Carlos de Sousa Rêgo falou que está entusiasmado com o fato de Queimadas sediar a 15ª edição do projeto. “Fomos abençoados com essa escolha. O Ação Global deixa um legado em cada cidade por onde passa e estamos ansiosos para proporcionar à população tantos benefícios. É um projeto que tem o poder de transformar pessoas e lugares. Queremos continuar trabalhando a partir das informações transmitidas e estimular a cidadania entre os queimadenses”, declarou.
Comentários