icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ação Global completa 15 anos com 1,5 milhão de atendimentos na PB

Para celebrar esse sucesso, será realizado na terça-feira um café da manhã no Hotel Verde Green com a presença de representantes das instituições realizadoras do evento e parceiros.

Publicado em 07/05/2010 às 21:09

Carol Marques

A citação “a união faz a força” pode ser clichê, mas é a frase ideal para resumir os 15 anos que o Ação Global completa em 2010. Realizado simultaneamente em 31 localidades do país, através da parceria entre a Rede Globo de Televisão - aqui na Paraíba representada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba - e o SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto oferece anualmente à população atividades gratuitas de saúde, educação, lazer, cultura e esporte. Para celebrar esse sucesso, será realizado nesta terça-feira um café da manhã no Hotel Verde Green, a partir das 8h30, com a presença dos representantes das instituições realizadoras do evento e parceiros.

Desde a criação do projeto, foram realizados mais de 1,5 milhão de atendimentos na Paraíba. Só em Cajazeiras, no ano passado, foram efetuados 60 mil. Resultados como esse têm sido possíveis graças à ajuda de parceiros - mais de 70 a cada edição - e voluntários - mais de mil pessoas trabalhando pela nobre causa de ajudar o próximo.

“O Ação Global é uma parceria entre a Globo e o SESI que deu certo. Ambos estão sempre preocupados com a responsabilidade social. Durante 15 anos, eles têm feito esse trabalho com esmero e inteligência, buscando novos parceiros”, afirmou Francisco de Assis Benevides Gadelha, diretor regional do SESI-PB. Gadelha ainda destacou a importância da exemplaridade que o Ação Global tem deixado para a sociedade. “A casa da cidadania foi um dos exemplos que o projeto deu para o poder público, assim como o registro civil gratuito e várias outras ações que nos orgulham”, disse.

Em 1996, primeiro ano do Ação Global, o município beneficiado foi Campina Grande. De lá para cá, o projeto passou por Bayeux, Sousa, Patos, Rio Tinto, Guarabira e Cajazeiras. A partir da edição de Rio Tinto, em 2007, a organização local inovou e decidiu expandir o “Dia D” para uma semana de serviços. Segundo Guilherme Lima, superintendente das TVs Cabo Branco e Paraíba, o Ação Global na Paraíba ganhou importância especial após essa decisão. “Graças a nossa quantidade de voluntários, possibilitamos que milhares de cidadãos tenham acesso a direitos essenciais durante vários dias, aumentando as oportunidades e o alcance do projeto”, afirmou.

Contribuindo para a redução das desigualdades sociais, através do acesso gratuito a serviços que formam um cidadão e o ajudam a crescer pessoal e profissionalmente, o Ação Global segue sua missão para muito mais anos de exercício da solidariedade.

Queimadas sedia evento este ano

Em sua 15ª edição, o Ação Global será realizado, de 17 a 22 de maio, em Queimadas, município localizado no Agreste do Estado. A semana especial termina com o chamado “Dia D”, em que todas as 31 cidades brasileiras cadastradas no projeto realizam suas atividades e atendimentos.

Entre os serviços que serão oferecidos, destacam-se práticas esportivas, orientações médicas e odontológicas preventivas, verificação de pressão arterial, controle de peso e de altura, exames de colesterol e glicemia (diabetes), cortes de cabelo, emissão de documentos individuais (tais como, Carteira de Identidade, CPF e Carteira Profissional), explanações sobre programas sociais e de cidadania, palestras sobre os direitos do consumidor, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis.

O prefeito José Carlos de Sousa Rêgo falou que está entusiasmado com o fato de Queimadas sediar a 15ª edição do projeto. “Fomos abençoados com essa escolha. O Ação Global deixa um legado em cada cidade por onde passa e estamos ansiosos para proporcionar à população tantos benefícios. É um projeto que tem o poder de transformar pessoas e lugares. Queremos continuar trabalhando a partir das informações transmitidas e estimular a cidadania entre os queimadenses”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp