icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ação Global faz mais de 1,1 mil atendimentos

Ação social trabalha pela segunda vez um tema voltado para as mulheres; iniciativa conta com serviços de cidadania, saúde, cultura, esporte e lazer. 

Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 11:56

A 19ª edição do 'Ação Global', evento realizado pela Rede Globo, representada localmente pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), começou na manhã de ontem, em Santa Rita, município da Grande João Pessoa. Este ano, a ação social trabalha pela segunda vez um tema voltado para as mulheres: 'Ação Global Mulheres. Qualidade de vida para a família!'. A iniciativa conta com serviços de cidadania, saúde, cultura, esporte e lazer e continua até o próximo sábado. Já no primeiro dia diversas pessoas se dirigiram ao ginásio 'O Renatão' para serem atendidas.

Das 8h às 17h de ontem, foram 1.174 atendimentos realizados na área de cidadania, onde foram oferecidos trabalhos como emissão de documentos e orientações para o recebimento de seguro social. Além disso, mais de 1.000 pessoas foram matriculadas em cursos de educação continuada e pelo menos 90 passaram por uma avaliação feita por oftalmologistas e profissionais da área.

“Eu cheguei aqui às 5h porque queria tirar minha carteira de trabalho. Fui o primeiro da fila e estou satisfeito por ter tirado aqui, porque foi prático e mais rápido do que em qualquer outro lugar. Agilizou minha vida”, declarou o soldador João Antônio Muniz.

Ele mora em Santa Rita e revelou que já estava há algum tempo sem emprego com carteira assinada, realidade que espera mudar após a retirada do documento.

Assim como o soldador, a também moradora do município de Santa Rita, Janaína Carvalho, não perdeu a oportunidade de tirar a carteira de trabalho. Ela acabou de completar 18 anos e acredita que tirar o documento é o passo que faltava para conseguir o primeiro emprego. “Eu já estava indo atrás, mas não tinha encaminhado ainda minha documentação. Estou muito feliz! Espero encontrar logo uma oportunidade de emprego”, completou.

Outra pessoa que se beneficiou com os serviços de cidadania oferecidos no primeiro dia da ação social foi a dona de casa Maria Helena Venceslau. Ela tem 60 anos e confidenciou que há muito tempo não possuía o documento de identidade, porque o original estava desgastado. “A minha identidade estava estragada, mas eu não tinha condições de tirar foto nem de andar muito porque fiz uma cirurgia de catarata. Mas aqui, graças a Deus, eu consegui e vou sair com o documento na mão”, comemorou, limpando a tinta que utilizou para marcar o dedo no documento que agora possui validade.

Além dos serviços de cidadania, como a emissão de carteira de identidade, de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de Carteira de Trabalho, durante todo o dia de ontem também foi oferecido o atendimento em optometria. A dona de casa Maria José da Silva foi uma das pessoas beneficiadas. “Eu vim fazer o exame de vista porque eu não tenho condições de pagar. Eu pretendo, além desses exames, também fazer cursos e aproveitar a oportunidade que está sendo muito boa”, comentou.

EXPECTATIVA

Com a parceria de cerca de 86 entidades que, juntas, possibilitam a oferta de serviços gratuitos a toda a população, a expectativa, segundo a superintendente do Sesi, Claudete Leitão, é de realizar cerca de 43 mil atendimentos durante todos os dias de evento. “Nossa expectativa é de realizar cerca de mil atendimentos por dia, nas áreas que estamos oferecendo durante a semana, que são a parte de cidadania, saúde e os cursos. Lembrando que o ápice das ações será no próximo sábado, no dia 'D'”, explicou.

De acordo com a superintendente do Sesi, o evento, que este ano é realizado no município de Santa Rita, vai trazer diversos benefícios a toda a população. “Percebemos que há muitos anos não realizávamos a Ação Global aqui, onde nós temos um significativo parque industrial. Então voltamos para cá e esperamos que o evento seja, mais uma vez, um sucesso”, comentou.

Segundo a superintendente, além de todos os serviços oferecidos por toda a cidade, ao final da ação serão elaboradas propostas que serão entregues aos poderes públicos para melhorias para a cidade. “Eu acho que esse é o principal benefício do evento. Temos uma equipe de técnicos realizando uma pesquisa essa semana e, no fim do ano, elaboraremos um livro com todas as políticas públicas que poderão ser trabalhadas na cidade”, explicou.

DOAÇÃO DE SANGUE

A coordenadora de comunicação e projetos institucionais da Rede Paraíba de Comunicação, Carol Marques, explicou que, além de todos os serviços tradicionalmente desenvolvidos no evento, esse ano o grupo entrará com um diferencial.

“Decidimos aproveitar a quantidade de pessoas para conscientizar com relação a uma campanha que tem tido uma grande visibilidade no grupo: a doação de sangue. Por isso entramos com uma parceria com o Hemocentro, que no dia 'D' estará no evento assim como a TV Cabo Branco, que, em um estande, marcará presença no dia”, ressaltou.

Segundo ela, o evento faz parte das iniciativas de Responsabilidade Social do grupo Rede Paraíba. “Esse é um projeto muito importante para o grupo que, a cada ano, cresce, oferecendo mais serviços, eventos, campanhas sociais. A ação global mostra mais uma vez o quanto estamos voltados para essa área”, ressaltou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp