icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ação Global faz mais de 46 mil atendimentos

19ª edição da Ação Global aconteceu na cidade de Santa Rita beneficiando 15.361 pessoas com 46.082 atendimentos.

Publicado em 29/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:26

A campanha 'Doe Vida. Está no seu sangue' das TVs Cabo Branco e Paraíba foi destaque no último sábado, durante o Dia 'D' da Ação Global, que realizou a 19ª edição no Estado, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, de 22 a 26 de abril. A Ação Global é um projeto social da Rede Globo, com apoio das TVs Cabo Branco e Paraíba, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e nesta edição beneficiou 15.361 pessoas e fez 46.082 atendimentos.

Para a superintendente do Sesi-PB, Claudete Leitão, a edição deste ano é considerada uma das maiores já realizadas no Estado. “A nossa intenção é contribuir para a melhoria das políticas públicas e agregar valor à cidade onde a Ação Global é realizada. Acreditamos que cumprimos nosso papel em Santa Rita no atendimento à população”, disse Claudete Leitão.

As doações de sangue aconteceram em um posto móvel de coleta do Hemocentro da Paraíba, instalado no Ginásio Renatão, em Santa Rita. Os doadores voluntários que fizeram o cadastro na tenda da TV Cabo Branco, montada no local da ação, ganharam uma foto instantânea e tiveram outra afixada em um mural em formato de banner, como forma de incentivar outras pessoas a realizarem o mesmo gesto de amor ao próximo.

A estudante Amanda dos Santos, 18 anos, não resistiu à oportunidade de ajudar a salvar vidas e decidiu ter a experiência pela primeira vez, mas confessou que a doação será repetida mais vezes. “Eu sei que muita gente precisa de sangue, por isso resolvi doar um pouco do meu”, disse.

INCENTIVO

Segundo a médica do Hemocentro da Paraíba, Cidilene Maia, a parceria do órgão com as TVs Cabo Branco e Paraíba é de grande importância para os pacientes que precisam de bolsas de sangue, pois incentiva voluntariamente novos doadores.

“Nessa época do ano, que antecede períodos festivos, como o São João, há uma diminuição de doadores porque eles se dispersam para outras localidades. Então, essa parceria reforça a importância e a necessidade de cada um fazer a sua parte e manter o estoque de bolsas de sangue”, avaliou.

Para o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e diretor regional do Serviço Social da Indústria Paraíba, Francisco Buega Gadelha, a 19ª edição do Ação Global está entre as maiores já realizadas no Estado, já que as metas estabelecidas foram superadas. “Foi uma grande festa. O fluxo de pessoas estava muito grande. A nossa meta era atender 15 mil pessoas e o número final foi de 15.361. Já os atendimentos, acreditávamos realizar 45 mil, porque consideramos que uma pessoa participe de três tipos diferentes, e o saldo que alcançamos também foi superior ao esperado, chegamos a 46.082 atendimentos”, afirmou.

Buega Gadelha ressaltou que o “Sesi tem deixado um legado nas ações de saúde, educação entre outras para a população.

Na Paraíba, a ação dura uma semana, e isso já está sendo copiado por outros Estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, que neste ano já aderiu ao formato. As demais unidades da federação, que fazem parte do projeto, realizam as ações apenas no Dia 'D' nacional”. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp