icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ação orienta a população da capital

Ação foi realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no próximo sábado (31).

Publicado em 29/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:59

Quem passou pela saída do Shopping Tambiá, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, na manhã de ontem, recebeu orientação e prestação de serviços relacionados ao tabagismo.

A ação foi realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Paraíba, em parceria com outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no próximo sábado.

A chuva registrada na manhã de ontem na capital não impediu a realização de diversas atividades, como teste de Fargerstrom, que analisa o grau de dependência à nicotina, monoximetria (medida da concentração de monóxido de carbono no pulmão), espirometria (exame do pulmão) e verificação de pressão arterial. Além disso, houve a divulgação dos locais de tratamento e distribuição de panfletos educativos.

A dona de casa Maria da Vitória Lopes, 44 anos, foi uma das pessoas que não se intimidaram com a chuva e buscou atendimento nas tendas montadas pela campanha contra o tabagismo. “Já fui fumante, mas parei há dez anos. Aproveitei que ia passando e resolvi me consultar para dar uma revisada na minha saúde”, afirmou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Paraíba, Helman Martins, informou que o objetivo central das ações é intensificar as medidas preventivas em relação ao tabagismo, com orientação para a população e a oferta de alguns serviços.

“Estamos realizando testes de aferição da quantidade de monóxido de carbono presente no pulmão, glicemia, pressão arterial, Fargerstrom (analisa o grau de dependência à nicotina) e também orientação psicológica ao tabagismo. Com isso, almejamos reverter a situação de quem fuma e evitar que novas pessoas iniciem no vício, conhecida como prevenção primordial, que é muito importante para evitar que adolescentes comecem a fumar”, afirmou.

O cardiologista destacou que o cigarro aumenta em cerca de 50% as chances de morte por causas evitáveis, assim como as mulheres que fumam e usam anticoncepcionais, que aumentam o risco para infartos e problemas circulatórios.

Já a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, ressaltou que, mesmo com a chuva, o serviço foi prestado com qualidade.

“Com a chuva, o número de pessoas que transitam por esta área é menor, mas o foco da campanha é a qualidade das informações e do atendimento, porque aqui as pessoas encontram orientações, testes para fumantes, exposição de peças anatômicas, como dois pulmões, sendo um de fumante e outro de não fumante para que possam visualizar os malefícios e complicações causados pelo cigarro. Também informamos os locais para tratamento pela rede SUS (Sistema Único de Saúde). Estamos oferecendo ao fumante as condições para ele parar com o vício e melhorar a qualidade de vida”, disse.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), Associação Médica da Paraíba (AMPB), Sociedade Paraibana de Pneumologia, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Liga Acadêmica de Pneumologia da Paraíba (LAP-PB), Liga Acadêmica do Aparelho Cardiovascular (LIAAC), Fundação de Seguridade Social (Geap) e Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) foram parceiros da ação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp