VIDA URBANA
Acidente dá prejuízo em CG
Somente no primeiro semestre deste ano, empresa do setor calçadista teve prejuízo de R$ 1 mihão com acidentes de moto.
Publicado em 19/08/2012 às 14:26
No primeiro semestre deste ano, o número de acidentes envolvendo apenas motocicletas causou um prejuízo avaliado em cerca de R$ 1 milhão, em uma empresa do setor calçadista em Campina Grande.
A indústria deixou de produzir, em média, 70 mil pares de calçados por mês, devido aos mais de 200 funcionários vítimas de acidentes graves, os quais precisaram se ausentar do trabalho e ficaram acostados no Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Segundo estatística do Sinan, acidentes no trajeto de trabalho representaram 28% dos registros graves de 2011 na Paraíba, sendo 118 ocorrências.
Os traumas envolvendo motociclistas foi responsável por 17% dos acidentes, sendo 6% sem colisão e 11% com colisão.
Destes últimos, 5% das vítimas foram projetadas para longe do veículo.
A fábrica, que possui 6,5 mil funcionários, contabiliza que 1,4 mil destes transitam em motocicletas diariamente.
Segundo a equipe de engenharia de segurança, o objetivo das aulas práticas e teóricas de reeducação no trânsito é viabilizar uma melhor qualidade de vida para os industriários e ainda tentar evitar as perdas produtivas devido às ausências dos trabalhadores.
O treinamento pretende capacitar pelo menos mil funcionários, sobre técnicas de frenagem, realização correta de curvas e ultrapassagens, tráfego em pista seca e molhada, além de simulações de situações vivenciadas no trânsito.
“Esperamos que nossa iniciativa sirva de exemplo para as demais empresas”, disse o engenheiro de segurança do trabalho, Robson Alves.
Comentários