VIDA URBANA
Acidente de trabalho na Conpel deixa um morto e dois feridos
Funcionários faziam reparo em tanque de fábrica de papel de João Pessoa quando desmaiaram por insuficiência respiratória. Um homem morreu e dois estão internados.
Publicado em 15/05/2009 às 18:31
Phelipe Caldas
Um grave acidente de trabalho foi registrado na tarde desta sexta-feira (15) na fábrica de papel Conpel, localizada na BR-101, em João Pessoa. Dois funcionários foram fazer reparos no fundo de um tanque de armazenamento de massa da máquina de papel, quando sentiram-se mal com a falta de ar e acabaram desmaiando.
No incidente, um terceiro funcionário ainda tentou descer ao poço quando percebeu que os colegas tinham desmaiado, mas ele também desmaiou sem conseguir retirar os colegas.
Os três foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena com insuficiência respiratória, mas um dos funcionários acabou morrendo pouco depois.
Jonas José Ferreira de Oliveira, de 49 anos, e Cleiton de Paula Menezes, de 28 anos, eram os funcionários que estavam fazendo os reparos no poço. O primeiro, contudo, não resistiu às sequelas e morreu menos de uma hora depois de chegar ao Trauma. O segundo, por sua vez, ainda resiste no setor de Emergência, apesar de continuar inconsciente.
Já Wamberto Silva Tavares, de 40 anos, foi o funcionário da Conpel que desceu ao fundo do poço para tentar salvar os colegas. Ele já chegou ao Trauma consciente, seu quadro clínico é estável e não corre risco de morte.
Por meio de nota, a empresa se pronunciou sobre o incidente. Ela lamentou “profundamente” o episódio, mas classificou o trabalho como sendo “uma atividade rotineira da empresa, que disponibiliza para todos os seus colaboradores os equipamentos de segurança necessários”.
A Conpel garante também que toda a ação recebeu a “adequada supervisão e orientação prévia”, de forma que tudo não teria passado de uma “fatalidade”.
Ela prometeu “prestar todo apoio, assistência médica e psicológica às famílias dos colaboradores” envolvidos no acidente.
Leia a nota na íntegra:
Esclarecimentos
A Companhia Nordestina de Papel (CONPEL), lamenta profundamente o episódio ocorrido na tarde desta sexta-feira, 15 de maio, envolvendo três de seus colaboradores: Jonas José Ferreira de Oliveira, 49 anos, Supervisor de Manutenção Mecânica, Kleiton de Paula Menezes, 28 anos, Mecânico de Manutenção, e Wamberto da Silva Tavares, 40 anos, Operador de Máquina de Papel.
No período da tarde, os três profissionais deram entrada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena com o quadro de insuficiência respiratória. Infelizmente, um dos profissionais, Sr. Jonas, veio a falecer. O estado de saúde dos outros dois colaboradores é considerado regular, de acordo com o Hospital.
Os profissionais encontravam-se realizando a manutenção de um dos tanques de armazenamento de massa da Máquina de Papel, que na ocasião estava vazio, quando apresentaram sintomas de insuficiência respiratória. Trata-se de uma atividade rotineira da empresa, que disponibiliza para todos os seus colaboradores os equipamentos de segurança necessários, bem como a adequada supervisão e orientação prévia na realização de serviços desta natureza.
Gostaríamos de prestar nosso respeito às famílias dos colaboradores neste momento de dor e ressaltar que todos os procedimentos necessários aos esclarecimentos das causas estão sendo providenciados. Informamos que a CONPEL irá prestar todo apoio, assistência médica e psicológica às famílias dos colaboradores.
A CONPEL ressalta que o episódio trata-se de uma fatalidade e que todas as informações referentes à causa do ocorrido estão sendo levantadas e assim que estiverem esclarecidas serão divulgadas aos familiares e meios de comunicação.
Permanecemos à disposição para sanar dúvidas.
Comentários