VIDA URBANA
Acidente suspende obras em trecho da transposição do São Francisco
Acidente aconteceu há mais de uma semana. Para esclarecer a situação, o Ministério da Integração Nacional divulgou uma nota oficial, por meio de sua assessoria de imprensa.
Publicado em 29/04/2011 às 6:44
Da Redação
Um trecho do túnel Cuncas I, parte das obras de transposição do rio São Francisco entre o Ceará e a Paraíba, desabou no último dia 20.
O acidente aconteceu há mais de uma semana. Para esclarecer a situação, o Ministério da Integração Nacional divulgou uma nota oficial, por meio de sua assessoria de imprensa.
O Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução do trecho, suspendeu as atividades para novas análises do terreno.
A obra foi visita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro, numa de suas últimas passagens pelo Nordeste. Ele desembarcou em São José de Piranhas, na Paraíba, onde discursou.
Leia abaixo a nota oficial:
NOTA DE ESCLARECIMENTO - Projeto São Francisco: túnel Cuncas I
28/04/2011
Informamos que o deslizamento de solo ocorrido, na última semana (20/04), na escavação da entrada do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo Norte, localizado no município de Mauriti, no Estado do Ceará, do Projeto de Integração do rio São Francisco, aconteceu devido à consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto.
Nas escavações de túneis em solo, serviço executado naquele trecho, podem ocorrer imprevistos geológicos que induzem a ruptura de teto, acarretando, assim, o desprendimento da terra. Nesses casos, geralmente é feito o preenchimento do solo da região afetada e, em seguida, retomado o serviço de escavação.
Ressaltamos que todas as atividades executadas são monitoradas pela supervisora de obra e pelo Ministério da Integração Nacional a fim de garantir a segurança de todos os trabalhadores envolvidos. Sendo assim, os procedimentos de segurança foram devidamente tomados e não houve nenhuma vítima durante o ocorrido. Portanto, não houve qualquer dano físico entre os trabalhadores.
O Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução deste trecho, suspendeu as atividades para que sejam realizadas novas análises e estudos do solo. Tão logo sejam concluídos esses estudos, novas ações serão implementadas visando à regularização do serviço. As visitações neste trecho estão temporariamente suspensas por motivo de segurança.
As outras duas frentes de serviços da construção do Cuncas I, que estão localizadas no meio e na saída do túnel estão funcionando normalmente. Nesses locais os métodos de trabalho são diferentes do utilizado na entrada do túnel por se tratarem de trechos de escavação em rocha.
Comentários