VIDA URBANA
Ações marcam o Dia Mundial da Voz nesta segunda-feira em João Pessoa
A campanha tem como objetivo esclarecer o orientar à população sobre como identificar problemas na voz
Publicado em 16/04/2018 às 7:00 | Atualizado em 16/04/2018 às 9:31
Para marcar o Dia Internacional da Voz, que acontece nesta segunda-feira (16), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia preparou uma série de atividades até a sexa-feira (20), em João Pessoa. A 20ª edição da campanha tem como objetivo esclarecer o orientar à população sobre como identificar problemas na voz, incluindo lesões mais graves.
As atividades na capital serão realizadas com ações educativas em escolas para divulgação e orientação sobre os cuidados com a voz, juntamente com oficinas voltadas para profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho. Ainda estão programados momentos de orientação em universidades, onde deve ser realizada uma triagem dos casos que exigem atendimento médico. Esses casos são encaminhados para os Postos de Atendimento Voluntário (PAV).
De acordo com o otorrinolaringologista, Erich Melo, a voz é uma função adaptativa da laringe e o próprio esforço pode resultar em lesão por abuso vocal. "Temos as doenças benignas e as malignas. As benignas são as mais frequentes, que são cistos, pólipos inflamatórios e laringite, o que deixa a pessoa rouca. E há as malignas, que são mais graves como tumores, processos neoplásicos e outras causas mais raras na laringe, trauma e doenças sistêmicas", afirma.
Segundo Erich Melo, o diagnóstico dessas doenças vocais devem ser realizados com avaliação clínica. "Tem características na voz de algumas pessoas que já conseguimos perceber que tem alguma alteração na corda vocal, isso é a avaliação do comportamento vocal, que consiste apenas em ouvir a voz. Depois temos exames de imagem que deve visualizar a laringe, o principal deles é a laringoscopia, que consiste em avaliar a corda vocais e lesões", diz." Existe também os exames de tratamento da voz que devem ser realizados com fonoaudiólogo", conclui.
O tratamento para alterações na voz podem ser realizados com medicamento, fonoterápico, que constitui em praticar exercícios vocais, ou pode ser cirúrgico.
Comentários