icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ações nas ruas marcam a Semana Nacional de Trânsito em JP

Ralizada entre 18 a 25 de setembro. a campanha busca conscientizar motoristas e pedestres.

Publicado em 18/09/2014 às 16:40

A Semana Nacional de Trânsito 2014, promovida pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) começou na manhã desta quinta-feira (18), no Parque Solon de Lucena em João Pessoa. As faixas de pedestre foram escolhidas para realização de um comando educativo feito por agentes de trânsito em pareceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

A campanha acontece anualmente, de 18 a 25 de setembro, e desta vez tem como tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Numa abordagem corpo a corpo, os educadores conversaram com condutores e pedestres sobre a importância do respeito à faixa de segurança e distribuíram material educativo.

Na Paraíba, a Semana Nacional de Trânsito, elaborada pelo Governo do Estado, é coordenada pelo Detran e será marcada por atividades em escolas e outros pontos da Capital. Também estão programadas atividades educativas em outros municípios, dentro e fora do período da campanha.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho “A discussão em torno da segurança do pedestre chega num momento em que a Paraíba acaba de ultrapassar a marca de um milhão de veículos e é preciso criar e discutir alternativas que garantam a mobilidade urbana e a segurança do pedestre, que fica cada vez mais vulnerável entre tantos veículos”.

Já a diretora de engenharia de trânsito do Detran, Keytte Pinheiro, lembra que “o pedestre também deve estar atento ao próprio comportamento do trânsito, procurando utilizar a faixa de segurança e evitando correr ou usar o telefone celular durante a travessia”.

Atendimentos

Em 2014, de janeiro a agosto, o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa atendeu 6.078 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 694 por atropelamento. Em 2013, foram atendidas 8.491 vítimas, entre elas, 1.053 casos de atropelamento.
Em 2012, o número de vítimas de acidentes de trânsito foi de 8.666. Desse total, 1.194 foram atropeladas. No ano anterior, entre 9.557 atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito, foram registrados 1.261 atropelamentos.

Operação Lei Seca

O próximo domingo, 21 de setembro, marca o aniversário de dois anos de criação da Operação Lei Seca, que desde 21 de setembro de 2012 integra as ações do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), para maior eficiência das fiscalizações pelo cumprimento do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe o consumo de álcool antes de dirigir.

Foram adquiridas viaturas equipadas com computadores interligados ao banco de dados do Detran e etilômetros (bafômetros eletrônicos) para facilitar a consulta dos dados dos veículos e condutores.

Na ocasião, foi iniciada uma campanha educativa, ao mesmo tempo em que foram determinadas a interiorização e a intensificação das ações, até então concentradas na Capital.

Em julho e 2013, a Operação Lei Seca ganhou o reforço de 60 agentes de trânsito, quando o Governo do Estado contratou 108 servidores aprovados no primeiro concurso público da história do Detran. Desde então, as ações de fiscalização passaram a ser diárias.

A criação da Operação Lei Seca pelo Governo do Estado aconteceu meses antes da presidente Dilma Rousseff determinar o aumento do valor da multa por embriaguez ao volante de R$ 957,70 para R$ 1.915,40, em dezembro de 2012, e da adoção da tolerância zero para o consumo do álcool antes de dirigir, a partir de janeiro de 2013.
Balanço – Desde que foi criada, a Operação Lei Seca aplicou 74.740 testes do bafômetro, que resultaram em 5.330 flagrantes por embriaguez ao volante e 523 prisões. Só em 2014, foram aplicados 36.536 testes do bafômetro, com 2.189 flagrantes e 128 prisões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp