VIDA URBANA
Açude de Boqueirão sangra e vira opção de folia durante o Carnaval
Ele atingiu a capacidade máxima no início da noite do último sábado e a sangria está movimentando ainda mais o tradicional Carnaval da cidade de Boqueirão e atraindo muitos turistas para a região .
Publicado em 08/03/2011 às 10:40
Rostand Melo
Do Jornal da Paraíba
O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como ‘Boqueirão’, atingiu a capacidade máxima no início da noite do último sábado e a sangria está movimentando ainda mais o tradicional Carnaval da cidade de Boqueirão, conhecida como a ‘Cidade das Águas’ e atraindo muitos turistas para a região desde o final de semana. A lâmina da sangria ontem à tarde estava em 16 centímetros.
As opções na cidade localizada no Cariri paraibano, são os passeios de barcos no açude Epitácio Pessoa, restaurantes e piscinas localizadas às margens do manancial. Mas, para quem gosta da folia no meio da rua, na noite desta terça-feira, último dia de Carnaval, terá shows de Karcará Elétrico e da banda Artmanha no Centro da cidade. O Carnaval deste ano na cidade vai deixar um gostinho de quero mais.
Mas, para garantir a segurança dos foliões e curiosos que visitam o açude, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária estão realizando uma operação na PB-148, que liga Campina Grande a Boqueirão. Na operação estão sendo vistoriados os veículos e realizado o teste do bafômetro. “O objetivo é fazer uma ação educativa para evitar acidentes provocados por pessoas alcoolizadas”, informou o capitão Adenício Santiago. A operação vai até à meia-noite de hoje.
Boqueirão é o segundo maior reservatório do Estado, com uma capacidade atual para armazenar mais de 411 milhões de metros cúbicos de água e cobre uma área de 2.680 hectares. O açude está localizado entre os municípios de Boqueirão e Cabaceiras.
Com a cheia em Boqueirão, a Paraíba está atualmente com 25 mananciais sangrando em todo o Estado, 70% deles no Sertão. O próximo deve ser o açude de Sumé, no Cariri, que está 92,8% da capacidade ocupada. Já o açude Coremas/Mãe D’Água, o maior reservatório do Estado, está com 81,3% e também poderá atingir a capacidade máxima ainda em março, dependendo da continuidade das chuvas.
As chuvas que caíram sobre a região do Agreste desde a semana passada elevaram rapidamente o nível do açude do Boqueirão em mais de 10%, o que representa um acréscimo de quase 42 milhões de metros cúbicos.
“As chuvas elevaram o nível dos rios Paraíba e Taperoá, que desa-guam em Boqueirão. Mesmo com a diminuição das chuvas, o açude continuou ganhando volume com a água dos rios”, explicou Isnaldo Costa, gerente de Bacias Hidrográficas da Agência de Executiva de Gestão da Águas (Aesa). A última vez que Boqueirão sangrou foi em maio de 2009.
Comentários