icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Açude sangra em Taperoá após chuvas no Cariri

Nove reservatórios da Paraíba estão sangrando; veja lista.

Publicado em 10/04/2018 às 11:27 | Atualizado em 10/04/2018 às 19:18


                                        
                                            Açude sangra em Taperoá após chuvas no Cariri

				
					Açude sangra em Taperoá após chuvas no Cariri
Sangria do açude foi festejada pela população - Foto: Antônio Carlos/Taperoá.

O açude Manoel Marcionilo, localizado no município de Taperoá, no Cariri da Paraíba, voltou a transbordar depois de quase um ano do último registro de sangria, conforme revela os dados de monitoramento hídrico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A sangria aconteceu na manhã da segunda-feira (9), depois das chuvas do último fim de semana na região. Segundo a Aesa, o açude atingiu o volume de 15.148.933 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente ao total de 100% de sua capacidade hídrica.

O reservatório é responsável pelo abastecimento de água da população de Taperoá e havia sangrado pela última vez no dia 29 de abril de 2017. A população da cidade registrou o momento da sangria do reservatório e publicou imagens e vídeos nas redes sociais. Antônio Carlos, de 34 anos, comentou que as chuvas trouxeram alegria para cidade. "É um momento de felicidade para todos, apenas quem sofre com a falta de chuvas sabe o que significa um açude cheio. É muita alegria", ressaltou.

O açude Manoel Marcionilo registrava em janeiro deste ano, segundo a Aesa, o volume de 7.731.187,50 milhões de metros cúbicos de água, pouco mais de 50% de sua capacidade hídrica total.

>>> Após 7 anos de seca, açude sangra e população agradece com orações

Outros reservatórios

Além do açude Manoel Marcionilo, em Taperoá, outros oito mananciais estão sangrando na Paraíba: Araçagi, na cidade de Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cafundó, em Serra Grande; Olho D'água, em Mari; São José I, em São José de Piranhas; Pimenta, em Piancó e Vazante, localizado em Diamante.

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, acumula nesta terça-feira (10) o volume de 96.487.561,60 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 23,44% de sua capacidade total.

Em Coremas,  na região do Sertão do estado,  o manancial ultrapassou o percentual de 13% do volume hídrico e registra nesta terça-feira mais  77,2 milhões de metros cúbicos de água. O  reservatório em janeiro deste ano chegou ao nível 3,97%, acumulando menos de 24 milhões de metros cúbicos de água.

Mais chuvas

Marle Bandeira, meteorologista da Aesa disse que as chuvas devem continuar sobre o estado da Paraíba  durante toda semana. “A previsão indica novas chuvas durante toda semana sobre o estado, no entanto, em pontos localizados", comentou.

Situação Crítica

Apesar das chuvas em toda Paraíba, nove açudes dos 127 monitorados pela Aesa em todo o estado permanecem com o registro de 0% do volume de água. Ao todo, 32 estão em situação crítica, acumulando menos de 5% de sua capacidade hídrica; 41 com o volume de água abaixo de 20% e outros 45 acima de sua condição hídrica de 20%.

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp