VIDA URBANA
Adiada a entrega de ciclovia em CG
Ciclistas campinenses terão que aguardar até fevereiro pela implantação da ciclovia na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Cruzeiro.
Publicado em 20/12/2011 às 8:00
Os ciclistas campinenses terão que aguardar até fevereiro pela implantação da ciclovia na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Cruzeiro, que deveria ser entregue hoje pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) da cidade.
Segundo o superintendente do órgão, Salomão Augusto, a obra atrasou devido ao escavamento da adutora São José, realizado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que por ainda não ter sido concluído, está impossibilitando o recapeamento asfáltico da avenida, necessário para o funcionamento adequado da ciclovia.
“Não podemos implantar a ciclovia com o trecho em obras, seria um risco para a vida dos ciclistas e pedestres que circulam pelo local”, explicou Salomão. De acordo com a STTP, serão implantados mais de dois quilômetros (km) de ciclovias no local.
Esta iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto que prevê até o primeiro semestre do próximo ano, construir e revitalizar mais oito quilômetros de ciclovias, sendo três quilômetros na Avenida Dinamérica, no bairro do Dinamérica e outros cinco quilômetros no entorno do Açude de Bodocongó.
“O objetivo é melhorar a política de mobilidade urbana e facilitar o dia a dia dos cerca de mil ciclistas da cidade. Começamos o trabalho pelo bairro do Cruzeiro pois o trecho é considerado o núcleo central, que terá ramificações para os bairros da Dinamérica e Distrito Industrial”, destacou.
A estimativa da STTP é que Campina Grande tem cerca de 49 mil bicicletas. Com a implantação das ciclovias este público poderá se locomover com segurança, reduzindo o número de veículos em circulação. De acordo com Salomão, a previsão é que a ciclovia da Avenida Juscelino Kubitschek seja inaugurada até a primeira quinzena de fevereiro, caso a Cagea realize em tempo o recapeamento da área.
De acordo com o assessor da Cagepa, Ricardo Avelino, desde que a passagem da tubulação da adutora foi realizada, o trabalho de recapeamento foi concluído no setor.
Comentários