VIDA URBANA
Adolescentes usam a plástica para curar as inseguranças
Fazer cirurgia plástica está na moda. Por incrível que pareça, entre jovens dos 13 aos 19 anos.
Publicado em 22/01/2012 às 8:00
Entre os modismos da atualidade, as cirurgias plásticas estão em alta entre os adolescentes. Não é de estranhar que ao invés de pedir aos pais de presente um carro, uma festa ou uma viagem à Europa, eles optem por uma cirurgia plástica.
Nós somos bombardeados, diariamente, em todos os meios de comunicação, por imagens de pessoas espetaculares, beirando a perfeição. Cabelos longos, macios e sedosos. Corpos sem gorduras extras, barriga de tanquinho, seios grandes, pernas torneadas...Enfim, nós, pobres mortais comuns, desaparecemos em meio a essas imagens que viram objeto de desejo de qualquer um. Em qualquer idade, as pessoas sonham com aquela perfeição e em serem tão cobiçadas como as modelos e atrizes...
Não podemos deixar de salientar, que muitas vezes, aquela beleza toda, é fruto da tecnologia, que permite alterar desde fotos até imagens de televisão. Mas, principalmente os jovens parecem ignorar isto e buscam ser uma cópia de estrelas e celebridades.
Em 2008, cerca de 300 mil adolescentes se submeteram a cirurgias plásticas, de acordo com a Associação Americana de Cirurgiões Plásticos. Número esse que está aumentando, e o pior de tudo é que esses jovens acreditam que mudar o nariz ou aumentar os seios vai curar as suas inseguranças.
Especialmente as jovens de classe média, fazem até o impossível para cobrir os gastos financeiros de sua transformação física, e, não apenas isso, as adolescentes não tem nenhum medo da anestesia e das possíveis conseqüências dessas cirurgias.
Muitas dessas adolescentes não tem permissão de chegar em casa de madrugada, de dirigir à noite, ou beber, mas, podem pagar milhares de dólares ( ou reais) para serem anestesiadas por horas...Mas, os pais pagam as cirurgias estéticas pois fazem qualquer coisa para verem os filhos felizes.
Fazer cirurgia plástica está na moda. Por incrível que pareça, entre jovens dos 13 aos 19 anos. Elas nem tem o corpo totalmente formado ainda e já estão querendo fazer modificações no seu físico. Sendo que muitas delas nem sabem direito o que querem...O que pode indicar problemas psicológicos.
Segundo a Associação Americana de Cirurgiões Plásticos, para cada adolescente que se submete a uma operação, existem outros dez pesquisando na Internet o procedimento cirúrgico que desejam fazer.
As cirurgias mais procuradas são as de nariz, orelhas, aumento ou diminuição dos seios, lipoaspiração. O recomendado é que as jovens que operam o nariz ou fazem lipoaspiração, o façam depois dos 15 anos. Para cirurgia dos seios, a idade ideal é a partir dos 18 anos, quando eles já estão desenvolvidos e pararam de crescer.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos. Por isso, antes dos pais permitirem que seus filhos façam uma cirurgia estética, devem pesquisar os médicos e as clínicas. Alguns médicos que não são cirurgiões plásticos, mesmo assim oferecem seus serviços. É desses profissionais que é preciso manter distância.
Comentários