VIDA URBANA
Adutora deve resolver problema de abastecimento
Inauguração da adutora Translitorânea em 2012, deverá solucionar problemas de abastecimento na grande João Pessoa.
Publicado em 14/12/2011 às 6:30
De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, a solução para o abastecimento de água na Grande João Pessoa só será sanado com a inauguração da adutora Translitorânea, em junho de 2012. Localizada no Litoral Sul do Estado, é uma das maiores obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) na Paraíba. Orçada em R$160 milhões, a nova adutora beneficiará a população da Grande João Pessoa, Alhandra e Conde, com água trazida dos rios Papocas e Cupiçura.
“Todo esse problema de abastecimento poderia ter sido evitado se os investimentos, assim como a conclusão da adutora Translitorânea, tivessem sido feitos anteriormente. Essa obra teve início em 2008, mas quando assumimos, em janeiro deste ano, encontramos os serviços paralisados. Somente no final de junho pudemos retomar as atividades”, explicou Deus- dete Queiroga.
Conforme a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, a nova adutora, que terá 28 quilômetros, trará a solução para o abastecimento nos próximos 20 anos. Em Gramame será construída uma nova estação de tratamento. Com isso, a Cagepa terá duplicada a produção de água para atender à demanda da população.
Atualmente, o sistema produz 1,9 mil litros de água por segundo. Com a Translitorânea, serão 3,8 mil litros de água por segundo.
Comentários