VIDA URBANA
Aeroclube da Paraíba comemora 70 anos com Esquadrilha da Fumaça
Nestes 70 anos de história, o Aeroclube já formou cerca de mil pilotos privados.
Publicado em 18/04/2010 às 9:46
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
No mês de novembro o Aeroclube da Paraíba completa 70 anos de criação e para comemorar mais um aniversário, vários eventos estão programados para este ano. Além dos campeonatos nordestinos de paraquedismo e de ultraleves, que acontecerão nos meses de junho e outubro, respectivamente, no mês de comemoração de aniversário do Aeroclube da Paraíba, a população terá a oportunidade de mais uma vez receber em João Pessoa a Esquadrilha da Fumaça.
Fundado em novembro de 1940, o Aeroclube da Paraíba foi criado com a intenção de formar pilotos e paraquedistas para integrarem a reserva da Força Aérea do Brasil, que em caso de necessidade, defenderiam o país durante a 2ª Guerra Mundial, deflagrada em 1939. Nestes 70 anos de história, o Aeroclube já formou cerca de mil pilotos privados. “Hoje temos três pilotos voando boeings aqui no Brasil que foram formados aqui. Saíram daqui e hoje já vivem profissionalmente e dependem da aviação”, destacou o presidente do Aeroclube da Paraíba, Rômulo Carvalho.
Mas a importância do Aeroclube vai além da formação de pilotos e paraquedistas. A parte do bairro do Bessa onde ele está localizado, em João Pessoa, foi rebatizada de ‘Aeroclube’. O espaço recebe, em média, 100 pousos e decolagens por semana e serve como uma alternativa para pouso e decolagem de UTI Aérea. Os pilotos e aviões do Aeroclube da Paraíba já auxiliaram até no resgate de náufragos no Litoral do Estado.
“O Aeroclube é de utilidade pública federal sem fins lucrativos. A existência de um Aeroclube é importante porque nós fomentamos a geração de empregos, desenvolvemos o potencial turístico, além de servirmos de pouso e decolagem de UTI no Ar para socorro daqueles que necessitam nos momentos de agonia, servimos de patrulhamento na nossa costa e de base para o Ibama, para a Marinha e para a Guarda Costeira”, frisou Rômulo.
Além dos cursos de paraquedismo e de piloto privado, o Aeroclube também oferece saltos duplos de paraquedas que podem ser realizados após apenas 30 minutos de treinamentos e instruções, voos panorâmicos e aviões com pilotos para voos particulares. O local dispõe, ainda, de aulas de Aeromodelismo para crianças a partir dos sete anos. “O Aeroclube dispõe de uma das únicas escolas de aeromodelismo do Brasil onde a criançada aprende a construir seu avião. Aqui o aluno aprende a montar seu próprio avião, aprende noções de aerodinâmica, de voo e de planeio”, destacou.
Função Social
Até o final deste ano, o Aeroclube da Paraíba terá também um espaço destinado à prática de atividades físicas para a população. “Pretendemos construir uma pista de caminhada e uma área com equipamentos de ginástica que ficarão abertos à população das 5h às 8h e das 16h às 20h. Entendemos que o espaço do Aeroclube tem que ter também uma função social”, comentou Rômulo Carvalho.
Além do espaço destinado à prática de exercícios, a diretoria do Aeroclube também está desenvolvendo uma campanha junto às escolas públicas para que os alunos possam conhecer as estruturas do local e visitar uma exposição sobre a vida e a história de Santos Dumont. “Vamos trazer aqui a criançada para despertar nelas o civismo, o interesse pela aviação, e quem sabe estas crianças se tornem um dia pilotos da Força Aérea ou pilotos comerciais”, afirmou o presidente.
Segundo Rômulo Carvalho, já está tudo pronto para receber a visita dos estudantes e para que a exposição possa ser conferida é preciso apenas fazer o agendamento pelo telefone (83) 3246-0234.
Além destes dois projetos, para garantir a segurança de voo e impedir que animais e pessoas não autorizadas atravessem a pista de decolagem e possam causar acidentes, toda a cerca de arame que delimita o espaço do Aeroclube está sendo substituída por um muro de alvenaria, que está sendo construído em parceria com o 1º Grupamento de Engenharia da capital.
Comentários