VIDA URBANA
Aesa anuncia quinta-feira previsão climática para o 1º trimestre de 2015
Aesa vai divulgar a previsão de chuvas para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 para o semiárido paraibano
Publicado em 13/12/2014 às 11:10
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulga, na próxima quinta-feira (18), a previsão de chuvas para o primeiro trimestre de 2015 no semiárido paraibano, um dos mais chuvosos do ano nesta área. As regiões concentradas são o Cariri, Sertão e Alto Sertão. O prognóstico climático será informado às 9h na Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, durante uma reunião com vários órgãos do governo.
Na quarta-feira (17), técnicos da Aesa, professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB) e meteorologistas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco vão se reunir para elaborar o relatório do estudo. Eles irão analisar imagens de satélites, além de avaliar modelos matemáticos de meteorologia e observar a temperatura dos oceano, dentre outros fenômenos naturais. O levantamento desses dados resultarão na previsão climática.
O presidente da Aesa, João Vicente Sobrinho, salientou a participação dos profissionais na formulação do estudo. “Essa previsão vai ser elaborada em conjunto. Vamos contar com o auxílio de cientistas, doutores em meteorologia da UFCG, além de renomados profissionais da área de meteorologia. Juntamente com a nossa competente equipe de meteorologia, eles vão fazer uma discussão técnica para informar se teremos chuvas em boa quantidade ou não”, explicou.
De acordo com o diretor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, além da previsão das chuvas do período de janeiro a março, será exposta a situação atual dos 124 açudes monitorados pela Agência. “Primeiro mostraremos o 'Monitoramento Hidrometeorológico' na Paraíba, que ficará a cargo da meteorologista Carmem Terezinha Becker. Na sequência nós teremos a apresentação de Marle Bandeira com a 'Análise Climática e Perspectivas Climáticas para 2015'”, adiantou.
Comentários