VIDA URBANA
Aesa explica fenômeno que causou chuvas nos últimos dias na Paraíba
Previsão para o final de semana é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na maior parte do Estado.
Publicado em 18/03/2016 às 14:12
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), as chuvas registradas nos últimos dias em João Pessoa foram causadas por uma zona de convergência intertropical (ZCIT). Já nesta sexta (18) a capital amanheceu com sol e nebulosidade variável. Mas para o fim de semana a previsão é nebulosidade variável com chuvas isoladas para a maior parte do Estado no fim de semana, segundo a Aesa.
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas atuais têm causas distintas das precipitações mais fortes de janeiro e fevereiro na capital, que foram ocasionadas pelo fenômeno denominado vórtice ciclônico de altos níveis. “As chuvas atuais no Litoral se devem à zona de convergência intertropical, comum nesta época do ano e indicativa do período chuvoso que está por vir”, afirmou.
Até a madrugada desta sexta-feira (18), segundo a Aesa, o volume em João Pessoa foi de 35,4mm. Até a data, foram registradas 100 estações com chuva em toda a Paraíba, sendo a estação do município de Teixeira a que registrou a maior precipitação, com 79mm. Outras estações com volume considerável foram Passagem (39mm) e Maturéia (30,1mm).
Fim de semana
Nebulosidade variável com chuvas isoladas é a previsão para a maior parte do estado no fim de semana, segundo Aesa. Confira a variação de termômetro segundo a Agência:
Litoral – mínima de 25ºC e máxima de 30ºC.
Brejo – mínima de 21ºC e máxima de 28ºC
Agreste – mínima de 21ºC e máxima de 29ºC
Cariri/Curimataú – mínima de 22ºC e máxima de 34ºC
Sertão – mínima de 23ºC e máxima de 35ºC
Alto Sertão – mínima de 23ºC e máxima de 34ºC
Comentários