icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Aesa registra chuvas em 42 municípios da Paraíba

Maior parte dos açudes ainda possui pouca água. Dos 128 reservatório, 36 estão com menos de 5% do volume total.

Publicado em 13/02/2019 às 16:30 | Atualizado em 14/02/2019 às 7:46


                                        
                                            Aesa registra chuvas em 42 municípios da Paraíba
Aesa registra chuvas em 42 cidades da Paraíba (Foto: Reprodução)

				
					Aesa registra chuvas em 42 municípios da Paraíba
Aesa registra chuvas em 42 cidades da Paraíba (Foto: Reprodução). Aesa registra chuvas em 42 cidades da Paraíba (Foto: Reprodução)

De acordo com um monitoramento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), foram registradas chuvas em 42 cidades da Paraíba entre as manhãs da terça-feira (12) e da quarta-feira (13). Segundo as informações passadas pelo órgão, em apenas uma hora, João Pessoa recebeu 30,4 milímetros de chuva, cerca de 30% da média histórica de fevereiro.

Em 24 horas, na capital paraibana, choveu 71 mm, de acordo com a Aesa. Além de João Pessoa, também choveu forte em Jacaraú (46,4 mm), São Sebastião de Lagoa de Roça (46,1mm), Baía da Traição (42,2 mm) e Mataraca (34,6 mm). Veja o boletim das chuvas. 

Os números da Aesa estão diferentes dos que foram divulgados pela Defesa Civil Municipal, que constatou o volume de 99 mm de chuva somente na manhã desta quarta-feira. “Estes índices pluviométricos foram provocados por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está contribuindo para o aumento da nebulosidade sobre grande parte do Estado. Nesta quinta-feira, as chuvas de intensidade moderada a forte poderão se estender, de forma mais localizada, nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral”, alertou o meteorologista Danilo Cabral.

Apesar das chuvas, a maior parte dos açudes monitorados pela Aesa ainda possui pouca água. Dos 128, 36 estão com menos de 5% do volume total. Outros 40 têm menos de 20% e 51 reservatórios possuem com capacidade superior a 20%. Apenas um está sangrando: São José II, em Monteiro, no Cariri do estado.

Pontos de alagamento

As chuvas intensas registradas em João Pessoa, entre a terça-feira (12) e a quarta-feira (13), provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e danos a alguns veículos. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, as áreas em que mais choveram foram o Centro e o bairro de Tambaú. Ele disse que apesar da quantidade, não houve registros em áreas de risco. “É possível que ocorra uma diminuição na parte da tarde, mas ainda não é o preocupante esse volume de chuva”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Alerta

Em virtude do volume de precipitação, equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)  estão mobilizadas em diversos pontos da capital. Os chamados de urgência podem ser feitos pela população através do número 0800 285 9020.

A Semob-JP está à disposição para ocorrências urgentes por meio do Centro de Monitoramento de Transporte e Trânsito (COTT) nos números (83) 3218-9420 / (83) 98760-2134. Repasse de informações e reclamações podem ser feitos por meio dos contatos 0800 281 1518 / (83) 3218-9330 / (83) 3218-9336, da Central de Reclamações e Informações (Cerin) ou por meio do Fale Conosco, no endereço online servicos.semobjp.pb.gov.br

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp