VIDA URBANA
Aesa vai abrir comportas de açude no Sertão
Operação hídrica para saturar o leito do Rio Piancó se estenderá até o dia 30 deste mês; vazão da água será de 100 litros por segundo.
Publicado em 22/07/2014 às 9:21 | Atualizado em 06/02/2024 às 17:47
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) inicia hoje a abertura das comportas de seis reservatórios da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, com o objetivo de garantir o abastecimento de água da população ribeirinha em seis municípios. A operação hídrica para saturar o leito do Rio Piancó se estenderá até o dia 30 deste mês e a vazão da água liberada pelos seis açudes será de 100 litros por segundo.
Conforme a Aesa, a abertura das comportas vai acontecer nos reservatórios Poço Redondo, na cidade Santana de Mangueira; Santa Inês, no município de mesmo nome; Vazante, na cidade de Diamante; Bruscas, no município de Curral Velho; Piranhas, em Ibiara; e Condado, na cidade de Conceição.
Antes de iniciar o processo, a Aesa realizou um trabalho de orientação junto aos irrigantes dessas seis cidades, para que eles utilizem a água de forma consciente. “Ressaltamos a proibição do uso de retroescavadeira para abertura de cacimbas no leito do rio e criamos um grupo de trabalho para impedir o desperdício", ressaltou Chico Lopes, diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa. Ele explicou ainda que a equipe que vai atuar no combate ao desperdício de água é formada por representantes da Agência Nacional de Águas, Aesa, Ministério Público, Polícia Militar e usuários de água dessas cidades.
Segundo Lopes, durante os encontros com agricultorres e lideranças comunitárias foi esclarecida a necessidade da retirada de todos os barramentos do rio Piancó, da limpeza do leito para facilitar a passagem da água, e da criação de um calendário com dias alternados para a irrigação.
Ainda para conscientizar a população ribeirinha, a Aesa pretende realizar nos próximos dias, em data ainda indefinida, um curso de capacitação para o uso racional da água. As aulas acontecerão aos sábados em todas as cidades envolvidas na operação hídrica.
“Os pequenos irrigantes vão poder aprender as diferentes exigências de água para plantio, as características básicas da hidrologia e o melhor aproveitamento da água subterrânea.
Também apresentaremos uma simulação de uso da água que temos hoje para que possamos atravessar o verão com tranquilidade”, informou Porfírio Loureiro, diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa.
Comentários