VIDA URBANA
Agentes de Saúde de Bayeux reivindicam melhores salários
Categoria reivindica reajuste salarial, pagamento de adicional de 20% sobre o salário por insalubridade e protetor solar.
Publicado em 15/05/2012 às 6:30
Agentes Comunitários de Saúde de Bayeux deixaram o trânsito da Avenida Liberdade, principal via de acesso à cidade, parcialmente interditado na manhã de ontem. Eles protestaram contra a Secretaria de Saúde do Município por melhores condições de trabalho. A categoria reivindica reajuste salarial, pagamento de adicional de 20% sobre o salário por insalubridade e protetor solar. Se não houver acordo, os trabalhadores prometem entrar em greve.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários do Município de Bayeux, João Cavalcanti, os quase 260 servidores da cidade estão trabalhando em péssimas condições. Ele acrescenta que os funcionários recebem R$ 652,00 por mês e não recebem direitos previstos em leis. “Por trabalharem nas ruas, expostos à radiação solar, os agentes comunitários correm o risco de desenvolverem câncer de pele. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde precisa fornecer protetor solar”, declarou.
Outra queixa dos servidores é a falta do reajuste salarial. De acordo com João Cavalcanti, a remuneração dos agentes já deveria ter sido alterada em 14,9% desde março deste ano. No entanto, passados dois meses, o governo municipal nem sequer discutiu o assunto. “Já enviamos vários ofícios para a Secretaria de Saúde, mas não houve negociação. Esse protesto é apenas um aviso, um dia de mobilização. Se o governo não atender nossas reivindicações, iremos entrar em greve", disse Cavalcanti.
Comentários