VIDA URBANA
Agora é 'full': TV Paraíba inaugura sinal digital em alta definição
TV Paraíba inaugura oficialmente televisão com qualidade de cinema; até o final de agosto toda a produção jornalística local será em high definition.
Publicado em 01/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:40
,A cidade conhecida como polo tecnológico da Paraíba ganhou na madrugada desta quinta-feira mais um motivo para se orgulhar do seu desenvolvimento. Campina Grande passou a ter oficialmente televisão com qualidade de cinema, graças à implementação efetiva do sinal digital emitido pela TV Paraíba, afiliada da Rede Globo no município.
A inauguração das transmissões em HD (high definition; em português, alta definição) conclui um projeto que teve início em 2012 e incluiu uma série de reformas estruturais na sede da emissora, além da aquisição de equipamentos de ponta, como o transmissor Harrys, vindo dos Estados Unidos.
“Campina Grande merecia essa conquista e temos orgulho de sermos os responsáveis por esse marco na cidade. Fizemos altos investimentos para proporcionar ao público campinense uma televisão de altíssimo nível, em harmonia com o vanguardismo local”, declarou Eduardo Carlos, diretor-presidente da Rede Paraíba de Comunicação, grupo a que pertence a TV Cabo Branco.
Desde o dia 14 de junho, a TV Paraíba exibe o sinal digital em fase experimental, abrangendo inicialmente uma parte da programação nacional, como os programas 'Encontro com Fátima Bernardes' e 'Malhação', as novelas, e todos os jogos da Copa das Confederações que foram transmitidos pela rede. No dia 22 de julho, a grade completa passou a ser exibida pelo canal 21 em alta definição. Desde então, até mesmo as imagens feitas em estúdio dos programas locais gravados em Campina Grande – 'Bom Dia Paraíba', 'JPB' e 'Globo Esporte' - já estão sendo exibidas em HD. A previsão é que a produção jornalística na cidade também seja em high definition até o fim de agosto.
“Campina Grande tem uma topografia complexa e ganha muito com essa nova tecnologia. O canal UHF não é sensível a interferências, portanto o telespectador campinense vai passar a ver a Globo como nunca viu”, declarou Edinaldo Barbosa, gerente de engenharia da TV Paraíba. Segundo ele, a localização não será mais motivo para falhas ou ausência de sinal.
Estima-se que a empresa tenha gasto cerca de R$ 5,5 milhões com ações e equipamentos nos últimos meses. Cada compra exigiu a presença de técnicos e engenheiros da emissora na cidade ou país de origem do equipamento para testes e aprovações.
A TV digital estreou no Brasil em 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. Atualmente, o sinal cobre todas as capitais do país e outras centenas de cidades brasileiras. Na Paraíba, a HDTV inaugurou oficialmente suas transmissões digitais em 6 de julho de 2009, pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo em João Pessoa, que já operava em fase experimental desde fevereiro do mesmo ano.
EM TVs COM CONVERSOR, O SINAL DIGITAL É SINTONIZAdo no canal 21
A maioria dos televisores disponíveis nas lojas já está adequada ao sistema digital e possui conversor embutido, sendo necessário para sintonizar o canal 21 da TV Paraíba adquirir apenas uma antena UHF. Isso não significa que o telespectador precisa se desfazer do aparelho que possui há alguns anos para ter acesso às vantagens da HDTV. No caso de televisores mais antigos, o usuário precisará comprar, além da antena, um conversor externo, também chamado de set top box. Para condomínios, existe a possibilidade de se instalar uma antena coletiva no prédio.
Qualquer televisor de tubo exibe o sinal digital, desde que conectado a esses equipamentos, que podem ser encontrados facilmente em lojas de eletrônicos ou na internet. É importante, no entanto, que fique claro que ele não possibilita que se usufrua da qualidade máxima oferecida, já que esses aparelhos não estão preparados para a nova tecnologia e não possuem alguns requisitos para a HDTV, a exemplo do formato da tela. Ainda assim, vale a pena o investimento para quem quer se ver livre de ruídos, chuviscos e fantasmas na imagem.
Outras formas de sintonizar a TV digital são possibilitadas graças a duas das características da HDTV, a mobilidade e a portabilidade. São elas que permitem que o telespectador assista à programação através de receptores para carros, penTVs (receptores de TVD em adaptadores USB), GPS com TV digital, televisores portáteis e alguns smartphones.
Para quem tem dúvidas a respeito da novidade, a TV Paraíba criou uma página exclusiva para a HDTV, cujo endereço é www.paraiba.tv.br/digital.
O espaço traz informações, passo a passo, respostas para perguntas mais frequentes, últimas notícias e vídeos sobre o novo sinal.
Comentários