icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Água de hotéis e restaurantes será analisada para evitar doenças

Medida está prevista no Plano de Contingência da Secretaria de Saúde.

Publicado em 16/02/2017 às 11:12

Para evitar que turistas contraiam ou transmitam doenças no período do carnaval, em Campina Grande, a Vigilância Ambiental e Zoonoses vai realizar coletas de amostras de água utilizada nas cozinhas de hotéis e restaurantes. De acordo com a gerência do órgão, a medida está prevista no Plano de Contingência elaborado para evitar proliferação de vírus e bactérias entre os moradores da cidade.

Segundo a gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Rossandra Oliveira, as coletas vão acontecer nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, no período que acontece os tradicionais encontros religiosos. “Vamos analisar a água usada para cozinhar alimentos nesses locais. O nosso interesse é que nenhum turista traga ou leve doença de Campina Grande”, disse. O monitoramento também será realizado em hospitais da cidade. Os espaços vão receber material e orientação de uso para o combate permanente aos vírus e bactérias.

Rossandra acrescentou que estão previstas três ações dentro do plano, o combate à cólera, a análise da água e a intensificação no combate a doenças transmitidas pelo aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Vamos ficar de plantão para atender ocorrências dessa natureza. Caso os donos de estabelecimentos identifiquem algum turista doente, deve nos comunicar de imediato”, informou.

A ideia é também identificar casos de febre amarela. “A febre amarela está se espalhando pelo Brasil e, como receberemos visitantes de vários estados, temos que combater o mosquito que é o vetor da doença, para que ele não tenha contato com pessoas que possam chegar à cidade portando o vírus. Por isso, vamos atuar nos hotéis e restaurantes, locais frequentados pelos turistas”, finalizou.

Carro fumacê

Os Agentes de Combate às Endemias também utilizarão o carro fumacê nos locais próximos aos eventos religiosos e filosóficos, realizarão panfletagem e ações de orientação sobre prevenção para as pessoas.

O serviço do Denguezapp, que vai funcionar como plantão para atender ocorrências, está disponível através do número (83) 99991-0553.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp