VIDA URBANA
Águas do Rio do Peixe invadem casas; famílias estão desabrigadas
Locais mais atingidos são: bairro Várzea da Cruz que fica localizado nas imediações da ponte da Silva Mariz, as margens do Rio do Peixe e no bairro Guanabara, mais próximo ao centro da cidade.
Publicado em 20/04/2009 às 13:24
Por George Wagner, especial para o Paraiba1
As águas do Rio do Peixe começaram a invadir residências localizadas nos bairros da periferia de Sousa. A Prefeitura Municipal e a Defesa Civil já contabilizam 16 famílias desabrigadas, principalmente no bairro Várzea da Cruz que fica localizado nas imediações da ponte da Silva Mariz, as margens do Rio do Peixe e no bairro Guanabara, mais próximo ao centro da cidade.
Outras comunidades também já estão sendo atingidas. Há registro de invasão das águas nos bairros do Alto do Cruzeiro e Conjunto André Gadelha. O Chefe de gabinete da Prefeitura de Sousa, Manoel Willamy Junior, disse que o prefeito Fábio Tyrone determinou a liberação de veículos e de prédios públicos para o transporte e acomodação dos desabrigados.
“Estamos colocando a disposição das famílias ribeirinhas, os veículos da Secretaria de Infra-estrutura, do Departamento de água e Esgoto da prefeitura (DAESA), além da Guarda Municipal, para providenciar a retirada das pessoas e também dos móveis das residências”, garantiu o chefe de gabinete.
Os desabrigados estão sendo conduzidos para os prédios públicos próximos, como a Creche Municipal Maria Catanã e para o Clube Popular Enéas Preto, localizados no Bairro do Alto do Cruzeiro.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Alves Franco, disse que nas próximas horas, as águas deverão chegar a setores do Alto do Cruzeiro e do Conjunto André Gadelha. Franco afirmou que no bairro Guanabara, algumas casas já foram invadidas pela águas e os moradores estão se deslocando para residências de parentes em outras localidades.
O Superintendente do DAESA, Ricardo Peter, disse que a situação é de alerta também na zona rural, com várias comunidades isoladas, principalmente na região do Distrito de Lagoas dos Estrelas. Segundo as informações, estão isoladas as comunidades de Saguim, Baixio do Catolé, Várzeas da Jurema, Recanto, Floresta, Catolé, Curralinho, Buriti e Chique-Chique.
O líder Comunitário César de Baléu, da comunidade do Buriti, informou que as estradas foram destruídas pelas fortes chuvas, impedindo o acesso a localidade e praticamente ilhando os moradores que ficam sem acesso a atendimento médico e outros serviços só encontrados na zona urbana.
A Chefia de Gabinete da Prefeitura de Sousa, destacou também a forte atuação da Unidade do Corpo de Bombeiros, que vem sendo constantemente acionado para socorrer as vítimas das cheias.
Comentários