VIDA URBANA
Álcool encontrado em bebida é etanol
Publicado em 18/12/2011 às 8:00
O consumo contínuo de bebidas alcoólicas pode causar consequências sérias ao organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, o álcool encontrado nas bebidas é o etanol, substância resultante da fermentação de elementos naturais. Ao ingerir um copo de cerveja, por exemplo, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino, enquanto as moléculas são levadas ao cérebro.
Entre os médicos, há o consenso de que, a longo prazo, todos os órgãos são prejudicados pelo consumo do álcool. O fígado parece ser o mais atingido, visto que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Quando alguém bebe além da conta, o fígado fica sobrecarregado.
De acordo com a psiquiatra Andreia Lígia, as consequências do alcoolismo são o próprio estado de embriaguez além da maior probabilidade de se envolver em acidentes, quedas, agressividade, euforia intensa etc. “Tardiamente, o uso do álcool pode chegar a quadros demenciais semelhantes ao que acontece com idosos, com alteração de memória grave e irreversível”, explicou.
Comentários