VIDA URBANA
Alerta máximo na hora do beijo
É necessário fazer uma boa higiene bucal, incluindo a limpeza da língua e evitar intervalos superiores a três ou quatro horas entre as refeições.
Publicado em 17/06/2012 às 6:00
Alguns cuidados devem ser tomados também na hora do beijo para evitar doenças como a Doença do Beijo. Cerca de dois bilhões de bactérias habitam uma única gota de saliva. Além delas, um vírus, o Epstein-Barr, que causa a 'mononucleose infecciosa', precisa apenas do contato direto da mucosa com a saliva contaminada para ser transmitido.
A doença do beijo é caracterizada por mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite). O melhor é evitar os excessos, como alimentar-se e dormir bem. O mesmo cuidado vale para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como tuberculose, hepatite e sífilis. O melhor é sempre manter a higiene oral.
Como prevenir
É necessário realizar uma boa higiene bucal, incluindo nesta rotina a limpeza de sua língua; evitar intervalos superiores a três ou quatro horas entre as refeições; beber de dois a três litros de água (ou outros líquidos) por dia.
Assim como: quem possuir próteses removíveis ou totais deve limpá-las após cada refeição, utilizando, de preferência, escova e produtos especiais; e, por último, evitar o consumo excessivo de alimentos com odor carregado.
Comentários