icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Aluno da UFPB cria plataforma que avalia professores de todo o mundo

Ferramenta foi desenvolvida por aluno do curso de Ciência da Computação e é voltada para o ensino superior. 

Publicado em 08/05/2016 às 15:12

Um estudante do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu uma plataforma online que oferece uma visualização do perfil de professores universitários, a partir da avaliação de alunos e ex-alunos. O TopProfessors.com, desenvolvido pelo universitário Roberto Oliveira se diferencia de outras iniciativas do gênero porque objetiva disponibilizar, pela primeira vez, a avaliação de professores de quase todas as instituições de ensino superior do mundo.

Criado sob a orientação do professor Eudisley Anjos, a ferramenta já cadastrou mais de 120 mil professores do Brasil e vai incluir, na próxima etapa, educadores de instituições de nível superior da América do Norte e do Sul, Europa e Ásia. Segundo Roberto Oliveira, a ferramenta de busca está disponível em português, mas na próxima versão também vai oferecer conteúdos em idiomas como inglês, espanhol e mandarim, a língua falada na China.

O desenvolvedor explicou que a plataforma permite uma constante atualização dos dados, possibilitando aos estudantes avaliarem seus professores com frequência, mantendo o anonimato. Ao acessar a ferramenta on-line os alunos encontram sete itens de avaliação e oferecem uma nota de zero a 10 para cada um deles. A média da avaliação aparece como a nota geral de cada docente.

As questões apresentadas pelo portal são: se inspira alunos; se é respeitado pelos alunos; realiza muitas provas; se propõe trabalhos em grupo; se raramente falta à aula; critérios para correção de provas e se é prestativo com os alunos.

Conforme o estudante de Ciência da Computação, através desse portal é possível avaliar o domínio que o professor tem sobre o assunto que leciona, a clareza na exposição de ideias, além da assistência que oferece aos alunos em sala de aula e também em reuniões extraclasse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp