VIDA URBANA
Ampliação em funcionamento de bares e restaurantes de CG e JP entra em vigor
Determinações estabelecidas pelas prefeituras das cidades consideram a diminuição de casos de Covid-19.
Publicado em 05/09/2020 às 10:24 | Atualizado em 06/09/2020 às 9:09
O decreto municipal que flexibiliza o funcionamento de bares e restaurantes em João Pessoa, foi publicado nesta sexta-feira (4). De acordo com o documento, os estabelecimentos poderão funcionar das 11h às 22h, sem necessidade de intervalos para higienização.
Além dos bares e restaurantes, funcionamento de estabelecimentos como academias de ginástica, áreas de convivência em condomínios, atuação de profissionais da área de segurança e o setor de vendas, também foram liberadas com algumas determinações.
Confira algumas mudanças na flexibilização em João Pessoa:
- Os estabelecimentos que atuam na formação de seguranças privados ficam autorizados a funcionar, com aferição de temperatura corporal de clientes e colaboradores. O uso de máscaras faciais é obrigatório para clientes. O distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas também é uma exigência;
- O serviço de test drive de veículos fica autorizado, com a ocupação de apenas um cliente, com a obediência das exigências estabelecidas em normas de prevenção à Covid-19;
- Os serviços de rodízio, à la carte e self-service, assim como ao bares e restaurantes, estão autorizados a funcionar das 11h às 22h.
- As atividades em piscina de clubes e condomínios estão autorizadas, desde que realizadas individualmente;
- As atividades coletivas em academia estão autorizadas a funcionar, limitada à ocupação de 50% da capacidade de alunos por turma, com o cumprimento das medidas sanitárias gerais e específicas já estabelecidas para o segmento;
Em Campina Grande
Os bares e restaurantes de Campina Grande terão o horário de funcionamento ampliado a partir deste sábado (5). Conforme decisão da Secretaria Municipal de Saúde, os estabelecimentos poderão funcionar das 11h até às 1h da madrugada, sem a necessidade de intervalos para higienização.
Desde o último dia 31 de junho, os bares e restaurantes estão autorizados a funcionar das 18h às 22h, em Campina Grande. No entanto, só poderiam abrir das 11h às 15h, e das 18h às 0h. No intervalo de tempo entre às 15h e às 18h, os locais passavam por higienização e ficavam fechados ao público.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a medida foi tomada considerando a queda na quantidade de internações e no número de casos de Covid-19 na cidade.
As exigências de higiene, como distanciamento de 1,5m entre cada mesa, a ocupação máxima de apenas 50% da capacidade total no local. Os estabelecimentos também devem disponibilizar álcool em gel para os clientes e funcionários, e manter a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, bem como prezar pela abertura das portas e janelas.
Comentários