VIDA URBANA
Análises de próteses mamárias são expostas na 13ª FETECh
Depois de três dias de exposições e atividades, a Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh) será encerrada na noite de hoje (31). Eventoacontece na UEPB
Publicado em 31/10/2015 às 13:14
Depois de três dias de exposições e atividades, a 13ª edição da Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh) será encerrada na noite de hoje (31). Para quem ainda não conferiu o evento, que acontece na Central de Aulas da UEPB, um dos destaques é o stand do Certbio, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que é o único laboratório a atuar no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, nas regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste.
Nesse sentido, por ser o único laboratório da região que realiza esse trabalho, grande parte dos lotes de próteses distribuídos pelo país passam por Campina Grande para serem avaliados pelos alunos e pesquisadores do Certbio, reforçando o potencial científico e tecnológico da cidade.
Durante a feira, o grupo de pesquisa está apresentando os serviços de estudo através de biosensores, produção de quitosana e a análise de próteses mamárias de silicone: a vertente mercadológica do laboratório.
Desde que ocorreu um escândalo envolvendo a qualidade de próteses de silicone na Europa, no ano de 2012, foi visto a necessidade de um controle maior sobre o material utilizado nesses implantes. A partir disso, com determinação da Anvisa, no mês de Abril de 2013, o grupo Certbio começou a realizar testes de citotoxicidade celular, onde a partir de amostras é detectado se o material utilizado na fabricação da prótese ameaça e mata células. Com isso, é possível evitar a rejeição do corpo à prótese, garantindo segurança a quem pretende fazer uso da prótese.

Comentários