icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Anemia atinge mais gestantes e crianças de até 2 anos

Anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva) é uma condição comum com diagnóstico feito através de um simples exame de sangue.

Publicado em 22/01/2012 às 8:00

A anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva) é uma condição comum com diagnóstico feito através de um simples exame de sangue. A anemia é caracterizada pela diminuição de hemoglobina no sangue e acomete, principalmente, as mulheres gestantes, crianças na faixa etária de um a dois anos de idade, idosos e adolescentes no início do período menstrual. Conforme o hematologista Fábio Botelho, a anemia pode ser um problema e também o sintoma de uma doença principal.

O diagnóstico é feito através da realização do exame de sangue. O hemograma mede as taxas de hemoglobina e detecta quando ela está abaixo dos níveis aceitáveis. De acordo com o médico hematologista Fábio Botelho, a causa mais comum da anemia é a deficiência de ferro, um mineral necessário para produção de hemoglobina. A deficiência pode ser causada por uma dieta alimentar incorreta e sangramentos. Entre as doenças que acometem o sangue, a anemia é a mais comum.

“A anemia pode ser um sintoma de uma doença, por exemplo úlcera, cânceres em geral e também pode ser a doença principal de, por exemplo, aplasia, falta de ferro. A causa mais comum de anemia no mundo é a carência de ferro, que é um mineral necessário para produção de hemoglobina", disse o hematologista.

Segundo Fábio Botelho, as crianças têm anemia geralmente por uma dieta alimentar incorreta com ausência de alimentos ricos em ferro. Já os adultos podem desenvolver anemia por perda de ferro, o que acontece geralmente após sangramentos mesmo que sejam pequenos.

“As mulheres que possuem um período de menstruação extenso, geralmente apresentam um quadro de anemia. Nestes casos, nós podemos tratá-las regulando esse período menstrual, pois com o sangramento elas perdem grande quantidade de ferro,” disse Fábio Botelho.

Já as mulheres em fase gestacional desenvolvem a anemia porque fornecem o elemento para a formação do bebê e necessitam ingerir mais alimentos ou medicamentos que contenham o ferro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp