VIDA URBANA
Ano começa com temperaturas altas na Paraíba
Tempo será estável na maior parte do Estado com possbilidade de chuvas apenas no próximo sábado (7).
Publicado em 02/01/2017 às 14:06
A primeira semana de janeiro será de temperaturas altas e pouca chuva em boa parte da Paraíba. A previsão é que os termômetros cheguem até 36ºC em cidades do Sertão do Estado. Já no Litoral, como é de se esperar, a previsão é de muito calor, com temperaturas de até 31ºC. Há probabilidade de chuvas apenas para o próximo final de semana em algumas cidades.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o tempo será estável na maior parte do Estado com possbilidade de chuvas apenas no próximo sábado (7).
Os moradores de Patos e Sousa, no Sertão, enfrentam uma segunda-feira (2) muito quente, com termômetros marcando os 37ºC. Ao longo da semana, a máxima deve chegar aos 35ºC e com probabilidade de chuvas no sábado (7) de 30%. Já em João Pessoa, há previsão de chuvas apenas para hoje e amanhã (3).
No Brejo, onde foram registradas chuvas na semana passada, o calor também deve permanecer com pouca probabilidade de chuvas. Campina Grande é uma das poucas cidades que vai registrar temperatura abaixo dos 30ºC, chegando a 29ºC.
Já na região do Cariri, onde se localizam as bacias hidrográficas que levam água para o açude de Boqueirão, que está com apenas 4% de seu volume atual, também só há previsão de chuvas para o próximo sábado (7) e calor ao longo da semana.
Na maior parte do Estado, o protetor solar, óculos escuros e chapéu são alguns dos itens imprescindíveis, principalmente para quem vai à praia, pois o índice de radiação ultravioleta (IUV) chega a intensidade 12, em uma escala variável de 1 a +14, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Quanto maior for o índice IUV, maior o risco de danos à pele, como queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até câncer de pele. A dermatologista Luciana Rabelo lembra que os danos à pele causados pela exposição ao sol sem proteção são comuns e alerta que esses resultados só aparecem vários anos depois, com o envelhecimento. Por isso, segundo a médica, o cuidado é necessário em qualquer idade e quanto mais cedo for feita a prevenção, melhor.
Previsão
Para este mês há previsões animadoras de chuvas dentro da média histórica ainda este mês para o Semiárido paraibano. A previsão foi feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo o meteorologista Alexandre Magno, a partir de março as chuvas devem ser satisfatórias e os açudes dessas regiões, Sertão e Cariri, poderão receber um bom volume de água.
Comentários